Assembleia Municipal do Porto estreia na segunda-feira um novo espaço

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 28 jul (Lusa) - A reunião da Assembleia Municipal do Porto agendada para esta segunda-feira, dia 29, às 15:00, vai decorrer pela primeira vez num novo espaço, que se situa no quinto andar dos paços do concelho, e era uma antiga cantina.

"Era um refeitório, que conseguimos transformar em local permanente da assembleia municipal", explicou à agência Lusa o presidente daquele órgão, Valente de Oliveira.

O novo espaço "poderá ser usado para outros fins, como pequenos seminários ou conferências", sendo "um anfiteatro versátil, mas especificamente adaptado para a assembleia municipal", acrescentou Valente de Oliveira.

Além dos lugares próprios para os 54 deputados municipais, do PSD, CDS/PP, CDU, PS e Bloco de Esquerda (BE), tem "13 lugares para os vereadores" e outros para os jornalistas e para o público.

A existência de um novo espaço para a Assembleia Municipal, com melhores condições de trabalho, era uma velha aspiração.

"A transformação [da velha cantina] foi concebida há muito tempo, mas só possível realizá-la nos últimos meses", informou também Valente de Oliveira.

Uma das propostas que vão ser discutidas e votadas na próxima reunião prende-se com a cedência de um imóvel situado perto do Mosteiro de São Bento da Vitória, no centro histórico, para a "instalação de um centro interpretativo da Memória Judaica e Cristã-Nova do Porto".

O prédio encontra-se devoluto e degradado e será recuperado e adaptado pelo Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Vitória, "em parceria com a Rede de Judiarias de Portugal".

Na origem desta parceria esteve a descoberta de um Ehal, armário litúrgico onde os judeus guardam os pergaminhos da Lei e que a historiadora Elvira Mea disse ser a prova da localização da Sinagoga da Judiaria do Olival.

O Ehal, um nicho em pedra, foi localizado já em 2005 e encontra-se numa parede do lar de idosos daquele Centro Social.

Também vai a votos a proposta para que a Câmara apoie a requalificação da Igreja e da Torre dos Clérigos com 150 mil euros.

AYM // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.