Estradas de Portugal vai investir 600 ME no IP3 de Coimbra a Viseu

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 12 dez (Lusa) - A Estradas de Portugal (EP) vai investir 600 milhões de euros na renovação do IP3, entre Coimbra e Viseu, nos próximos cinco anos.

Esta obra integra o Corredor Internacional Norte, um dos seis eixos de desenvolvimento prioritários previstos no plano de investimentos da EP para o período 2015-2020, divulgado hoje no portal desta empresa pública.

Além do IP3, com uma dotação financeira de 600 milhões de euros, aquele eixo prioritário inclui o túnel do Marão, no IP4, com 146 milhões de euros, e o IP5, entre Vilar Formoso e Fronteira, com um investimento de 12 milhões de euros.

Estas obras fazem parte das intervenções de médio/longo prazo do Plano Estratégico de Transportes e Infraestruturas (PETI3+).

No caso da ligação rodoviária Coimbra-Viseu (IP3), "devido ao valor muito significativo do investimento", foram ponderadas "alternativas potenciadoras do património existente, face ao estudo que pressupunha um traçado novo na totalidade da extensão", explica a Estradas de Portugal.

"Deve-se ponderar o faseamento da construção, nomeadamente, que considere a disponibilização faseada dos diferentes troços, dando prioridade aos que se inserem em zonas cuja procura de tráfego é mais elevada (Coimbra e Viseu), cuja receita de portagem contribuirá para o financiamento dos restantes troços", adianta.

A empresa assume uma "perspetiva de elevado potencial de captura de tráfego, com impacte positivo nas duas dimensões de transporte: mercadorias e passageiros".

CSS // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão.