Previsões apontam para crescimento das remessas dos emigrantes -- Secretário de Estado

| Política
Porto Canal / Agências

Almeida, 28 jul (Lusa) - O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, considerou hoje que este ano deve ocorrer um aumento das remessas financeiras dos emigrantes, acompanhando a tendência do ano passado.

"Em 2012, só a nível de remessas financeiras, tivemos o valor mais alto da década: 2.749 milhões de euros. Este ano, pelas indicações que temos, volta a haver um crescimento", declarou o governante à agência Lusa, em Vilar Formoso.

José Cesário esteve hoje na principal fronteira terrestre portuguesa, onde participou numa campanha de sensibilização rodoviária dos emigrantes que entram em Portugal, promovida pela associação de jovens lusodescendentes Cap Magellan.

O secretário de Estado sublinhou que, "mais importante" do que o dinheiro enviado pelos emigrantes, é o papel de divulgação de Portugal nos países de acolhimento.

"Mais importante do que isso é a transmissão da imagem de Portugal e a atração de pessoas, porque, a esse nível, esse cálculo nunca foi feito", referiu.

Apontou que esse papel é "um contributo impressionante para o desenvolvimento do país, particularmente na área do turismo e de todos os setores económicos que lhe estão conexos".

José Cesário disse ainda à Lusa que, no contexto da atual crise nacional, o Governo nunca aconselhou "ninguém a sair do país".

"Constatamos a inevitabilidade da emigração para muitos porque, infelizmente, a situação é muito delicada e temos plena consciência que houve muitos empregos que desapareceram nestes últimos anos", justificou.

O governante declarou que o objetivo do Governo é "desenvolver o país de maneira a que, tanto quanto possível, só saiam aqueles que efetivamente querem sair, porque há pessoas que saem por vontade própria".

"Mesmo nos anos em que tivemos mais desenvolvimento, houve pessoas a sair, porque são pessoas que querem adquirir novas capacidades, novos conhecimentos, novas experiências", observou.

Assegurou que o objetivo é que, no futuro, "só saiam esses, que ninguém saia [do país] por necessidade".

"Temos sinais que as coisas poderão melhorar, esperamos muito sinceramente que melhorem", declarou.

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas disse ainda acreditar "muito em Portugal" e ter "muita esperança no futuro do país" para que, futuramente, "ninguém precise de sair, por precisar".

Quando questionado sobre a possibilidade de existirem portugueses afetados pelo incêndio florestal em Andratx, na ilha de Maiorca, José Cesário respondeu que, até ao momento, não tem conhecimento "de qualquer português afetado, tirando, naturalmente, os inconvenientes que um incêndio daquela natureza gera para quem está de férias".

O secretário de Estado observou que as zonas balneares "não foram atingidas" e que está a acompanhar a situação em Espanha.

ASR // JLG

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.

Programa do governo será debatido no dia 11 e 12 de abril

A Assembleia da República vai debater o programa do XXIV Governo Constitucional a 11 e 12 de abril, documento que será entregue no dia 10, foi esta quinta-feira anunciado pelo presidente do parlamento.