Cineteatro António Lamoso abre portas renovado a 11 de Janeiro

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Maria da Feira, Aveiro, 12 dez (Lusa) - A Câmara da Feira apresentou hoje as novas instalações do Cineteatro António Lamoso que, após uma requalificação de 1,1 milhões de euros, abrirá portas a 11 de janeiro com uma produção encomendada a Maria João e Mário Laginha.

Com capacidade para 518 espectadores, quatro dos quais com mobilidade reduzida, o recinto exibe agora uma estética melhorada, novas valências e uma programação regular - que, com exceção para datas que coincidam com outras propostas culturais de relevo no concelho, procurará garantir à sala espetáculos todos os fins-de-semana.

As produções locais serão parte integrante dessa programação, já que, segundo Gil Ferreira, vereador da Cultura na autarquia, a pretensão do Câmara foi precisamente "que este seja um equipamento de coesão social", que funcione como ponto de "encontro, construção e qualidade de vida para o público residente e para o visitante".

O cineteatro conta, para isso, com camarins melhorados, um 'open space' para apoio à produção e comunicação e três novas 'régies' para trabalho técnico de som e luz, que será, aliás, assegurado por uma equipa residente.

O 'foyer' integrará também uma renovada sala de dança, para criação artística e serviço pedagógico, e ainda um café-concerto que, em processo de concessão a privados, terá atividade regular às quartas-feiras, com tertúlias, concertos, workshops, performances e outras experiências.

"Será um espaço de encontro de públicos heterogéneos, para construção de hábitos de consumo de bens culturais", explica Gil Ferreira.

Quanto à programação do primeiro trimestre de atividade do novo espaço, o arranque faz-se com um espetáculo em que a dupla Maria João e Mário Laginha recria algum do seu repertório para interpretação sinfónica com a Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira.

Seguem-se as atuações de artistas como o fadista Pedro Moutinho, Manuela Azevedo com Bruno Nogueira, Noiserv ou Jorge Palma, a par de espetáculos de interpretação coletiva, como a revista "Chorando e rindo.come.pt", as peças de teatro "Adão sem Eva" e "D. Sancho II - Último Luar" e os espetáculos de bailado "Cinderella", pela companhia Persona, e "Nil City", pelo Ballet Contemporâneo do Norte.

Os bilhetes ficam disponíveis para venda já a partir da próxima terça-feira, mas, nesta fase, apenas no Posto de Turismo de Santa Maria da Feira e através das habituais estruturas de venda online, sendo que só em janeiro passarão a poder ser adquiridos também na bilheteira no próprio Cineteatro.

AYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.