Sindicato acusa STCP e Governo de "fomentarem precariedade"

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 12 dez (Lusa) -- O Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN) acusou hoje a STCP e o Governo de "fomentarem a precariedade" ao pretenderem concessionar os postos de venda ao público a empresas de trabalho temporário.

Em comunicado, o sindicato diz ter tido "recentemente conhecimento" DE que os postos de venda ao público - atualmente da responsabilidade da empresa TIP (Transportes Intermodais do Porto) da qual o Estado é o único acionista, mas com funcionários da STCP -- "serão, por decisão do conselho de administração (CA) da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) e da TIP, concessionados a empresas de trabalho temporário".

"Ainda o processo de concessão da STCP a privados está longe de ser concluído e já o CA da STCP começa a transformar postos de trabalho efetivos em trabalho temporário, fomentando a precariedade", acusa, alertando que, "a confirmar-se esta informação", serão "cerca de seis" os trabalhadores pertencentes aos quadros da STCP que "ficarão na incerteza quanto à sua continuidade na empresa, e, caso se mantenham, sobre quais serão as suas novas funções".

A agência Lusa tentou, sem sucesso até ao início da tarde, ouvir a administração da STCP.

Segundo o sindicato, esta "ameaça que paira" sobre os trabalhadores dos postos de venda da STCP não é inédita, pois já atualmente "se recorre a trabalho temporário para assegurar postos de trabalho permanentes nas instalações da STCP onde funciona a Linha Andante, sob a responsabilidade da TIP".

"Este CA opera em estreita articulação com o Governo, pelo que é incapaz de ter uma atitude de respeito pelos trabalhadores e pelos seus direitos. Mais uma vez é o Governo - através da sua subsidiária -- que pretende transformar postos de trabalho permanentes em trabalho precário, movido pelo objetivo do costume: entregar - à custa de trabalhadores e utentes - negócios lucrativos aos privados", sustenta.

PD // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.