CGD e BEI criam linha de crédito de 600 ME para apoio às PME

| Economia
Porto Canal / Agências

Redação, 12 dez (Lusa) - O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a Caixa Geral de Depósitos (CGD vão disponibilizar uma linha de crédito de 600 milhões de euros para financiar projetos de investimento de Pequenas e Médias Empresas (PME), anunciaram hoje.

Nos termos do contrato de empréstimo assinado hoje, em Lisboa, pelo vice-presidente do BEI, Román Escolano, e pelo presidente da comissão executiva da CGD, José de Matos, o BEI vai disponibilizar 300 milhões de euros à CGD, que complementará o empréstimo recebido com um montante semelhante, de 300 milhões de euros, "com vista à concessão de crédito em condições preferenciais às PME e 'mid-caps' [empresas de média dimensão".

Nos termos do comunicado conjunto hoje emitido pelo BEI e pela CGD, o empréstimo do banco de investimento será canalizado para projetos nas áreas da indústria, do turismo e dos serviços, do ambiente, do capital humano, da investigação e do desenvolvimento e da agricultura.

Os 600 milhões de euros a disponibilizar poderão também ser utilizados para financiar projetos promovidos pelas autarquias locais ou projetos que beneficiam da garantia InnovFin PME do Fundo Europeu de Investimento.

Estando a "maior parte" destes projetos localizada em zonas de convergência de Portugal, o empréstimo contribuirá, sustentam, "para o reforço da produtividade e da competitividade das PME e do emprego em Portugal".

Assumindo o financiamento das pequenas empresas como uma das suas "prioridades de investimento", o BEI e a sua subsidiária Fundo Europeu de Investimento concederam, no ano passado, um montante recorde de aproximadamente 22.000 milhões de euros em empréstimos para PME e 'mid-caps' que abrangeram mais de 230.000 empresas na Europa.

Destes, 595 milhões de euros foram canalizados para novas linhas de crédito destinadas a financiar os projetos de investimento de PME e mid-caps em Portugal.

PD // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.