Fernando Guimarães recebe em Amarante Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes

| Norte
Porto Canal / Agências

Amarante, Porto, 12 dez (Lusa) -- O escritor Fernando Guimarães recebe hoje, em Amarante, o Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes, pela obra "Os Caminhos Habitados", numa cerimónia às 18:30, no salão nobre da câmara municipal.

O Grande Prémio, no valor pecuniário de 12.500 euros, foi decidido por unanimidade por um júri constituído pelos escritores António Mega Ferreira, Fernando J. B. Martinho e José Manuel Mendes.

Segundo a ata do júri, este "é um livro que exprime, na renovação e no aprofundamento, a consistência de toda uma obra, aqui conseguida segundo uma precisão até organizativamente notável".

"Desde o título, este conjunto de textos regressa à energia dos tópicos nucleares do seu percurso, a habitação do ser, o 'saturnianismo' dos dias, sempre elaborado com uma exigência formal e uma concisão e densidade raras na poesia portuguesa contemporânea", lê-se no texto elaborado pelo júri.

A cerimónia conta com a atuação da Orquestra do Norte e do ator António Durães, que declamará alguns poemas, e com a presença do presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, que patrocina o galardão, do presidente da Associação Portuguesa de Escritores, José Manuel Mendes, e do porta-voz do júri, Fernando J. B. Martinho, que usarão da palavra.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.