Fogo em Maiorca já consumiu 2.000 hectares de floresta

| Mundo
Porto Canal / Agências

Palma de Maiorca, 28 jul (Lusa) -- Cerca de dois mil hectares de floresta já terão ardido com o incêndio que lavra desde sexta-feira na ilha espanhola de Maiorca, que hoje de madrugada obrigou a retirar 700 pessoas das suas casas.

Estimativas avançadas pela agência de notícias espanhola Efe e pela imprensa espanhola, indicam que até ao final do dia de sábado terão ardido 1.600 hectares de floresta, superfície que terá aumentado para os 2.000 hectares durante a madrugada de hoje.

O incêndio, que começou sexta-feira pelas 12:30 locais na zona de Sa Coma Calenta, nas imediações de Andrtax, está a consumir uma área de pinheiros e carvalhos.

Cerca de 700 pessoas residentes em Estellencs foram desalojadas hoje de madrugada devido ao avanço das chamas.

Segundo fontes do governo balear, as equipas de bombeiros, agentes florestais e de proteção civil e os operacionais no terreno ordenaram a evacuação das moradias isoladas na zona de Ses Tanquetes.

O vento e as chamas estavam de madrugada a avançar rapidamente em direção ao município de Estellencs, tendo sido solicitado aos moradores que, por precaução, saíssem das suas habitações.

Muitos dos residentes abandonaram as suas residências para se dirigirem a casas de familiares ou amigos noutros municípios ou para o pavilhão desportivo de Esporles, onde permanecem 118 pessoas que estão a ser atendidas pela Cruz Vermelha.

O presidente do governo balear, José Ramón Bauzá, deverá hoje visitar os desalojados que se encontram abrigados neste pavilhão, segundo a agência EFE.

ARP // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.