Mandela mantém-se em estado crítico, mas estável - Presidência

| Mundo
Porto Canal / Agências

Joanesburgo, 28 jul (Lusa) -- A Presidência da África do Sul informou hoje que o antigo presidente Nelson Mandela se mantém em estado crítico no hospital, mas mostrando melhorias.

O porta-voz da Presidência sul-africana, Mac Maharaj, indicou, citado pela agência noticiosa France Presse, que o estado de saúde de Mandela "é crítico, estável, mas com algumas melhorias".

Esta indicação surge depois de a estação de televisão norte-americana CBS ter revelado que Mandela foi operado na sexta-feira para desbloquear um tubo de diálise, uma cirurgia considerada menor.

Contudo o porta-voz da Presidência não confirmou a realização da cirurgia.

Hospitalizado desde o dia 8 de junho num hospital de Pretória, Mandela sofre de uma infeção pulmonar recorrente, uma sequela dos 27 anos de prisão.

Nascido a 18 de julho de 1918, Nelson Rolihlahla Mandela foi eleito em 1994 o primeiro presidente negro da África do Sul, depois de décadas de luta contra o regime segregacionista da minoria branca que governou a África do Sul.

Herói da luta anti-'apartheid', liderou com o último presidente imposto pela minoria branca, Frederik de Klerk, uma transição para a democracia baseada na reconciliação nacional, o que lhe valeu a atribuição do prémio Nobel da paz em 1993.

ARP (SK)// ZO

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.