Porto, Viana do Castelo e Braga sob aviso amarelo devido a previsão de chuva e trovoada

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 jul (Lisboa) -- Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga estão hoje sob "aviso amarelo" devido à previsão de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada, informa hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Porto Santo e a costa norte da ilha da Madeira também estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de temperaturas elevadas, segundo a informação publicada no site do IPMA.

De acordo com o instituto, os avisos vão estar ativos até às 21:00 de hoje no Porto, em Viana do Castelo e em Braga.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje, nas regiões do Norte e Centro, períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade a partir do meio da tarde, em especial no Centro e interior Norte. Prevê ainda aguaceiros nas regiões do litoral a norte do Cabo Mondego, estendendo-se gradualmente ao resto das regiões e diminuindo de intensidade e de frequência a partir do meio da tarde. No Minho e Douro Litoral existirão condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros fortes e trovoada até ao meio da tarde. O vento soprará em geral fraco de sudoeste, soprando temporariamente moderado no litoral e moderado a forte nas terras altas, e a temperatura máxima deverá descer ligeiramente, em especial no litoral.

Para a região Sul, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, apresentando-se muito nublado até ao início da manhã, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir do meio da tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros na região do Alto Alentejo e Vale do Tejo até ao meio da tarde. O vento soprará em geral fraco do quadrante oeste,soprando moderado durante a tarde.

Para os Açores, o Instituto prevê céu geralmente pouco nublado e aguaceiros fracos nos grupos Ocidental e Oriental e céu muito nublado com boas abertas no grupo Central.

Na Madeira, o céu estará em geral muito nublado, com períodos de chuva, em geral fraca.

As temperaturas máximas previstas hoje são de 23ºC em Lisboa, 21 no Porto e em Viana do Castelo, 20 em Braga, 24 em Faro, 26 no Funchal e 25 em Ponta Delgada.

HN // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Braga e Aveiro entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).