Costa da Madeira sob aviso amarelo devido a ondas entre quatro e cinco metros

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 dez (Lusa) - A costa norte da Madeira e a ilha de Porto Santo vão estar sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido a agitação marítima, divulgou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com informação publicada no 'site' do IPMA, estão previstas ondas de quatro a cinco metros de altura na costa norte das ilhas da Madeira e de Porto Santo, pelo que o organismo colocou as regiões sob aviso amarelo entre as 18:00 de hoje e as 06:00 de sexta-feira.

O IPMA avança ainda que as mesmas regiões vão ficar novamente sob aviso amarelo entre as 09:00 de sábado e as 13:00 de domingo.

A capitania do porto do Funchal já tinha emitido na quarta-feira um aviso de agitação marítima forte para os mares da Madeira, recomendando às embarcações situadas na costa norte que permaneçam nos abrigos.

Para o continente, o IPMA pervê ainda piores condições do mar, tendo colocado sete distritos da costa - Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa - sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala, até às 21:00.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco moderado a elevado.

A partir dessa hora e até à meia-noute, estes sete distritos e os restantes que compõem a costa portuguesa -- Setúbal, Beja e Faro - estarão sob aviso amarelo também devido ao tamanho e agitação das ondas.

RCP (AMB) // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.