Joaquim Mourato reeleito presidente do Conselho Coordenador dos Politécnicos

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 dez (Lusa) - Joaquim Mourato, presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, foi hoje reeleito para presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP).

Durante a reunião que decorreu esta manhã no Instituto Politécnico da Guarda, os presidentes dos politécnicos voltaram a escolher Mourato para mais um mandato de dois anos à frente do CCISP.

"Continuarei a fazer tudo o que for possível para apoiar as instituições politécnicas e o ensino superior politécnico português, a nível nacional e internacional", afirmou Joaquim Mourato, sublinhando que se sentiu "honrado com a confiança" dada pelos seus colegas.

Os dirigentes dos politécnicos reelegeram assim o presidente do CCISP, que teve um primeiro mandato marcado por cortes financeiros nos politécnicos e pela criação de uma nova oferta formativa: os Cursos Técnicos Superiores Profissionais.

Estes novos cursos existem há cerca de um ano, mas o CCISP tem-se queixado da falta de meios humanos e financeiros para os pôr a funcionar normalmente. Durante uma audição na Assembleia da República realizada no mês passado, Joaquim Mourato disse que faltavam 20 milhões de euros.

Cabe ao CCISP pronunciar-se precisamente sobre todas as matérias relacionadas com o sistema de ensino superior politécnico público, tanto no plano legislativo como orçamental.

Em novembro, o CCISP defendeu no parlamento a alteração do modelo de financiamento das instituições, de forma a incluir a ação social e os investimentos necessários para as obras de manutenção e conservação dos edifícios e equipamentos.

O CCISP é o órgão de co-representação dos 15 institutos politécnicos públicos e das cinco escolas politécnicas públicas não integradas, estando também representadas neste órgão as Universidades dos Açores, Algarve, Aveiro e Évora.

SIM // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

Já é possível viajar do Porto até ao aeroporto de Lisboa com a FlixBus

A partir de agora, é possível viajar com a FlixBus para os três principais aeroportos do país. Além do Porto e Faro, o aeroporto de Lisboa agora faz parte da extensa rede nacional e internacional da FlixBus em Portugal, com uma conexão direta ao internacional de Madrid-Barajas. A companhia de transporte anunciou esta novidade esta quarta-feira.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".