Universidade de Aveiro participa em missão científica ao vulcão da Ilha do Fogo

| País
Porto Canal / Agências

Aveiro, 11 dez (Lusa) -- A Universidade de Aveiro anunciou hoje a participação numa missão científica para monitorizar o vulcão da Ilha do Fogo, em Cabo Verde, nomeadamente a qualidade do ar nas povoações.

Segundo fonte da UA, a investigadora Carla Candeias, do Departamento de Geociências e da unidade Geobiociências, Geoengenharias e Geotecnologias (GEOBIOTEC) da Universidade de Aveiro (UA), integra a missão que vai estar em Cabo Verde até ao dia 20, a fazer a monitorização do vulcão na Ilha do Fogo.

A investigadora de pós-doutoramento integra a missão com o apoio do Departamento de Ambiente e Ordenamento e no âmbito do "Colaboratório para as Geociências" (C4G), uma parceria em que Universidade de Aveiro está envolvida.

Carla Candeias, que defendeu tese de doutoramento na área da Geologia do Ambiente, um das áreas em desenvolvimento no Departamento de Geociências daquela universidade, vai monitorizar a qualidade do ar nas povoações da Ilha do Fogo e caracterizar os materiais que o vulcão está a expelir, nomeadamente, recolhendo amostras de cinza vulcânica.

A missão dos investigadores portugueses surge a pedido do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica da República de Cabo Verde e tem o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

O vulcão da Ilha do Fogo entrou em erupção a 23 de novembro e, desde então, tem vindo a provocar cortes de estradas, consumido casas, igrejas e campos agrícolas.

As localidades de Portela e Bangaeira, em Chã das Caldeiras, ficaram praticamente destruídas, tendo os quase 1.500 habitantes das duas localidades sido previamente retirados.

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados

O vídeo do "tornado" que atingiu Lisboa

Uma tromba de água foi registada ao início da tarde desta quinta-feira no Estuário do Tejo, em Lisboa. De imediato nas redes sociais foram partilhadas imagens do acontecimento, com os internautas a alertarem para o fenómeno que é equiparado a um tornado mas que, ao contrário deste, ocorre em grandes superfícies de água. Esta não é a primeira vez que este fenómeno assola a região sul do país.