Exposição com 70 obras inéditas de Almada Negreiros inaugurada hoje

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 dez (Lusa) - Uma exposição com 70 obras de desenho, pintura e livros de artista de Almada Negreiros (1893-1070), na maioria inéditas, vai ser hoje inaugurada no Museu da Eletricidade, em Lisboa, organizada pela Fundação EDP.

"Almada Negreiros: O que Nunca Ninguém Soube que Houve" é o título desta exposição que será inaugurada às 18:30, na Sala do Cinzeiro, e abre ao público na sexta-feira, permanecendo até 29 de março de 2015.

De acordo com a Fundação EDP, o nome da exposição remete para o título de um livro de artista, aqui mostrado pela primeira vez, criado por Almada Negreiros entre 1921 e 1922: "O Pierrot que Nunca Ninguém Soube que Houve. História Trágica Ilustrada com Sol e Palmeiras".

Este livro é uma das obras - na sua maioria inéditas e nunca apresentadas em exposição - provenientes do espólio da família, de coleções privadas e de instituições públicas.

Com curadoria de Sara Afonso Ferreira, a mostra encerra em março de 2015, ano em que se assinala o centenário da revista "Orpheu", publicação de vanguarda que reuniu criadores como Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro, Santa-Rita Pintor ou Almada, que a definiu como "uma bofetada no gosto público".

Livros de artista, ensaios caligráficos e de paginação, tipografia, manuscritos, desenhos de ilustração e pinturas integram esta mostra, que dá uma atenção especial à revelação de um vasto conjunto de inéditos, artísticos e bibliográficos.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.