Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos elege hoje o seu presidente

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 dez (Lusa) -- Os dirigentes dos politécnicos elegem hoje o próximo presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), depois de um mandato marcado por cortes financeiros e pela criação de cursos de curta duração.

Joaquim Mourato volta a estar disponível para liderar o organismo a que presidiu nos últimos dois anos, período durante o qual o Ministério da Educação e Ciência voltou a reduzir os orçamentos dos politécnicos, mas também avançou com os Cursos Técnicos Superiores Profissionais.

Estes novos cursos existem há cerca de um ano, mas o CCISP tem-se queixado da falta de meios humanos e financeiros para os pôr a funcionar normalmente. Durante uma audição na Assembleia da República realizada no mês passado, Joaquim Mourato disse que faltavam 20 milhões de euros.

Joaquim Mourato irá concorrer ao CCISP juntamente com os restantes presidentes dos politécnicos -- já que todos são elegíveis, a não ser que manifestem a sua indisponibilidade durante a reunião que acontece na quinta-feira de manhã, no Instituto Politécnicos da Guarda.

O CCISP é o órgão de co-representação dos 15 institutos politécnicos públicos e das cinco escolas politécnicas públicas não integradas, estando também representadas neste órgão as Universidades dos Açores, Algarve, Aveiro e Évora.

SIM/CC // GC

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados