Francisco incentiva jovens a serem protagonistas de mudanças sociais

| Mundo
Porto Canal / Agências

Rio de Janeiro, 27 jul (Lusa) -- O papa incentivou hoje os jovens, durante a vigília da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro, a serem os protagonistas das mudanças sociais, instando-os a participarem na vida e a não serem meros observadores dos acontecimentos.

"Por favor, não deixem que outros sejam os protagonistas das mudanças, vocês são os protagonistas do futuro", disse Francisco, referindo que são os jovens que têm saído às ruas no mundo para protestar por mudanças sociais.

Francisco disse que Jesus foi engajado na sua vida e que os jovens devem seguir o seu exemplo e não somente observar os acontecimentos.

O papa fez estas declarações durante a vigília organizada pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Copacabana, que contou com a presença de cerca de três milhões peregrinos, segundo a prefeitura do Rio de Janeiro.

De acordo com o Vaticano, foram cerca de dois milhões de pessoas que assistiram à vigília em Copacabana.

O papa Francisco apelou aos jovens para que sejam cristãos a cem por cento, não de fachada, mas sim autênticos.

"Tenho a certeza de que a semente cai em boa terra, que vocês querem ser boa terra, não cristãos a tempo parcial (...), de fachada, mas sim autênticos. Estou certo de que não querem viver na ilusão de uma liberdade que se deixa arrastar pela moda e pelas conveniências do momento", disse Francisco.

O líder católico pediu aos jovens que não tenham medo de ir contra a corrente.

"Jesus pede-nos para jogar na sua equipa", disse, convidando os jovens para ajudarem a construir a igreja do futuro.

"Aqui no Brasil, como noutros países, o futebol é uma paixão nacional. Bem, o que faz um jogador quando é chamado para ser parte de uma equipa? Deve treinar! Assim é a nossa vida de discípulo do Senhor", declarou.

"Jesus nos oferece algo melhor do que a Taça do Mundo! Ele oferece-nos a possibilidade de uma vida produtiva e feliz, mas também nos dá um futuro que não vai acabar, a vida eterna", acrescentou.

O papa disse ainda que Jesus pede para "estarmos em forma para enfrentar todas as situações da vida sem medo" e lembrou a vida de Francisco de Assis, que abandonou a riqueza pelos mais pobres.

A vigília apresentou encenações, números musicais, além de depoimentos de jovens sobre como a fé e a Igreja contribuíram para superar as dificuldades nas suas vidas. O ator Tony Ramos também participou no evento.

O papa chegou ao Forte de Copacabana de helicóptero e deslocou-se até o palco principal na praia de Copacabana em papamóvel, acenando para os fiéis, abençoando e beijando crianças, recebendo ainda muitas prendas dos peregrinos.

A princípio, a vigília e a missa de encerramento da JMJ (que acontece no domingo) seriam realizadas em Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro.

A transferência destes eventos para Copacabana aconteceu após as chuvas dos últimos dias alagarem o terreno preparado pela JMJ em Guaratiba.

As autoridades brasileiras organizaram uma operação especial de transportes públicos para a população e ajudaram na deslocação de infraestruturas (de saúde, alimentação, informações e casa de banho) de Guaratiba para Copacabana.

Os fiéis têm reclamado muito das dificuldades em utilizar os transportes públicos, sempre cheios, e também das infraestruturas - sobretudos as casas de banho - que consideram muito ineficientes.

Os peregrinos poderão dormir na praia de Copacabana, segundo a prefeitura da cidade.

Desde hoje cedo, milhares de pessoas fizeram a tradicional peregrinação da JMJ, entre o centro da cidade e Copacabana - com nove quilómetros e meio -, e instalaram-se nas areias da praia à espera da vigília.

O papa Francisco, que realiza sua primeira viagem internacional desde que se tornou papa, está no Brasil para a 28.ª Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, que decorre até ao domingo.

CSR // DM.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.