FC Porto e Shakhtar empatam no fecho da primeira fase da Liga dos Campeões

| FC Porto
Porto Canal

O FC Porto, já qualificado para os oitavos de final, fechou hoje a primeira fase da Liga dos Campeões de futebol com um empate 1-1, em casa, com o Shakhtar Donetsk, na sexta e última jornada do Grupo H.

No Estádio do Dragão, no Porto, os 'azuis e brancos' procuravam a sua quinta vitória na presente edição da 'Champions', mas o golo de Stepanenko, aos 50 minutos, deu vantagem aos ucranianos e o FC Porto só respondeu com o tento de Aboubakar, aos 87.

O FC Porto, que já tinham assegurado a 11.ª presença na fase a eliminar da Liga dos Campeões e o primeiro lugar do grupo, terminou com 14 pontos, enquanto o Shakhtar, cujo apuramento também já era uma certeza, somou nove pontos. Os espanhóis do Athletic de Bilbau, que venceram em casa o BATE Borisov, por 2-0, ficaram em terceiro e seguem para a Liga Europa.

'Petardo' de Aboubakar evita primeira derrota do FC Porto na 'Champions'

Um golo espetacular de Aboubakar nos últimos momentos permitiu hoje ao FC Porto empatar 1-1 com o Shakhtar Donetsk, no encerramento da primeira fase da Liga dos Campeões de futebol, em que foi notória a poupança portista para o ‘clássico’ com o Benfica.

O camaronês evitou a primeira derrota e deu a ganhar aos ‘dragões’ mais meio milhão de euros, prémio do empate, permitindo ao FC Porto terminar invicto no Grupo H, com quatro vitórias e empates, sempre contra a equipa ucraniana.

Já com o embate frente ao Benfica em perspetiva, para a I Liga, Julen Lopetegui poupou os jogadores que mais utiliza, optando por dar ‘rodagem’ a nomes como Aboubakar, Ricardo, Evandro, Adrián Lopéz e o guarda-redes Andrés Fernández.

Apesar das várias alterações, os portistas assumiram o modelo de jogo do técnico espanhol e controlaram os acontecimentos à custa de muita posse de bola, apesar das marcações muito ‘subidas’ dos ucranianos.

Aliás, pertenceu aos visitantes a melhor oportunidade de golo, logo aos cinco minutos, quando Gladkiy falhou o desvio com a baliza escancarada, já com Andrés Fernández batido.

O FC Porto só pouco depois da meia-hora conseguiu fazer perigar as redes de Pyatov, graças a um remate de Quaresma, direto ao guardião, e outro de Adrián López, que o obrigou a defesa aplicada.

Aos 40 minutos, um revés para Rúben Neves, que se lesionou num choque acidental com um adversário e teve de ser substituído, entrando Martins Indi para o centro da defesa e derivando Ivan Marcano para a posição do internacional português.

Cinco minutos depois do reatamento, o defesa Stepanenko deu a melhor sequência a um canto marcado pelo brasileiro Bernard, ao saltar mais alto do que os defesas portistas, inaugurando o marcador, ao minuto 50.

Ato contínuo, Lopetegui trocou Adrián Lopéz, muito certo taticamente, mas apagado em momentos de decisão, pelo brasileiro Kelvin, que assim se estreou nas equipas do técnico espanhol.

Porém, o ‘irrequieto’ avançado pouco acrescentou ao jogo, agora sob domínio dos ucranianos, que não recuaram as linhas e dificultaram o mais possível a saída dos portistas para o ataque.

Aos 69, saiu Quintero e entrou Óliver Torres e, dois minutos depois, Martins Indi enviou, de cabeça, a bola à barra.

O FC Porto voltou a estar perto do empate, mas a cabeçada de Evandro, após cruzamento desde a esquerda por Alex Sandro, saiu um pouco ao lado da baliza.

Até que, aos 87 minutos, Vincent Aboubakar entendeu que era a sua hora e resolveu 'disparar' de antes da meia-lua, fazendo um golo de belo efeito.

Jogo no Estádio do Dragão, no Porto.

FC Porto - Shakhtar Donetsk, 1-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

0-1, Stepanenko, 50 minutos.

1-1, Aboubakar, 87.

Equipas:

- FC Porto: Andrés Fernández, Ricardo, Maicon, Iván Marcano, Alex Sandro, Rúben Neves (Martins Indi, 41), Quintero (Óliver Torres, 67), Evandro, Quaresma, Aboubakar e Adrián Lopez (Kelvin, 53).

(Suplentes: Ricardo, Martins Indi, Jackson Martínez, Tello, Herrera, Kelvin e Ólivier Torres).

Treinador: Julen Lopetegui.

- Shakhtar Donetsk: Pyatov, Ilsinho, Kryvtsov, Rakitiskiy, Shevchuk, Stepanenko (Fernando, 86), Fred, Douglas Costa (Marlos, 66), Bernard (Taison, 66), Alex Teixeira e Gladkiy.

(Suplentes: Kanibolotskiy, Wellington Nem, Marlos, Fernando, Taison, Kovalenko e Detinho).

Treinador: Mircea Lucescu.

Árbitro: Ruddy Buquet (França).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Quaresma (07), Stepanenko (19), Fred (43) e Marcano (64).

Assistência: 18.010 espetadores.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.