Queiroz Pereira diz que Salgado “não lida maravilhosamente com a verdade”

Queiroz Pereira diz que Salgado “não lida maravilhosamente com a verdade”
| País
Porto Canal

O empresário Pedro Queiroz Pereira considerou hoje que Ricardo Salgado "tem um problema, porque não lida maravilhosamente com a verdade", apresentando um caso relacionado com ‘offshore' que tinham participações na ‘holding' da família Queiroz Pereira.

Em causa estão três sociedades ‘offshore' (paraísos fiscais) que adquiriram participações no capital da Sodim (que detém 100% da Cimingeste - que controla 36,22% da Semapa - e 13,87% da Semapa) e cuja titularidade era, para Queiroz Pereira, um mistério.

"Acho que o BES financiou três ‘offshore' para comprarem uma posição na Sodim. As ‘offshore' eram dele [antigo presidente do BES, Ricardo Salgado]", afirmou o empresário, que está a ser ouvido na comissão de inquérito ao caso Banco Espírito Santo (BES).

Segundo Queiroz Pereira, uma irmã sua que detinha 20% da Sodim vendeu a sua participação a sociedades ‘offshore'. Ao fim de dez anos, "como as coisas estavam a correr bem", informou o empresário de que tinha recomprado as ações.

"Passam mais meia dúzia de anos e ela veio-me dizer que tinha vendido as ações a três ‘offshore'", revelou, apontando para o ano de 2001.

"Ora, a ‘holding' da família Queiroz Pereira e ‘offshore' é coisa que não joga bem. Tivemos alguma coisa em termos fiscais, mas não faz parte da cultura do grupo", sublinhou.

Queiroz Pereira explicou aos deputados que tentou apurar a identidade dos donos dessas três ‘offshore', mas que tal não conseguiu: "Disseram-me que era um investidor norueguês e outro inglês. Eu queria conhecê-los, mas diziam que não era possível. Pensei que podia ser dinheiro da droga ou das armas".

"No fundo, eu sabia quem era. Soube quando cheguei ao dr. Ricardo Salgado com uma proposta ‘muito generosa’ num envelope fechado e ele disse-me: ‘Eles não querem receber propostas'", disse.

Face a esta resposta, Queiroz Pereira ficou convencido de que o dono das três ‘offshore' era o próprio Ricardo Salgado.

"As ‘offshore' eram dele", concluiu perante a comissão de inquérito parlamentar ao caso BES.

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.