Trinta filmes assinalam a 21 de Dezembro "O dia mais curto" do ano

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 dez (Lusa) - O dia mais curto do ano, 21 de dezembro, início do inverno, é assinalado com um ciclo de cinema, feito apenas de curtas-metragens, que acontecerá em simultâneo em mais de vinte localidades portuguesas.

Esta é a segunda vez que Portugal participa no programa internacional "O dia mais curto", criado em França em 2011, programando a exibição de curtas-metragens, portuguesas e estrangeiras, em imagem real e animação, para assinalar o dia mais curto do ano e o solstício de inverno.

Organizado em Portugal pela Agência da Curta-Metragem, o programa acontecerá repartido por três sessões distintas - filmes europeus, filmes portugueses e curtas-metragens para os mais novos - em cineclubes, cineteatros, museus, associações culturais, lojas FNAC e Cinemateca Portuguesa.

O Metro do Porto irá juntar-se à iniciativa, exibindo filmes nas estações e carruagens, e o Canal 180, em serviços de televisão por assinatura, apresentará um programa de curtas-metragens.

Entre as cidades que vão acolher a iniciativa estão Abrantes, Sardoal, Barcelos, Funchal, Paredes de Coura, Trofa, Tavira e Viseu, acolhendo cinema que, em muitos casos, quase nunca chega ao circuito comercial.

Apesar de grande parte das sessões estar concentrada no dia 21, o programa inclui sessões noutros dias, por causa das exibições para escolas.

No dia 20, na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, serão exibidos filmes de Rodrigo Areias, Vasco Sá e David Doutel, Marco Amaral, Patrick Mendes, Sandro Aguilar e Carlos Conceição, com a presença de todos os realizadores.

Entre os filmes selecionados para este ano estão, por exemplo, "O coro dos amantes", de Tiago Guedes, "Fuligem", de Vasco Sá e David Doutel, "Carosello", de Jorge Quintela, "Miami", de Simão Cayatte, e "Pickpocket", de João Figueiras.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Páscoa milionária? Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do EuroSorteio desta quinta-feira já foram revelados.

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados