Pinamonte pede rescisão de contrato de consultor artístico do Teatro S. Carlos

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 dez (Lusa) -- O programador artístico Paolo Pinamonti "solicitou a rescisão do seu contrato celebrado com o OPART", Organismo de Produção Artística, que gere o Teatro Nacional São Carlos, anunciou hoje o gabinete do secretário de Estado da Cultura, sem adiantar motivos.

"O gabinete do secretário de Estado da Cultura foi informado de que Paolo Pinamonti, consultor artístico do Teatro Nacional de São Carlos, solicitou a rescisão do seu contrato celebrado com o OPART", lê-se no comunicado de dois parágrafos, enviado às redações.

O comunicado da tutela foi emitido depois de, na terça-feira à noite, a rádio espanhola Cadena Ser ter noticiado, no seu sítio na Internet, a rescisão do programador com o teatro lisboeta, apontando como causa "incompatibilidades" com a legislação de Espanha.

Paolo Pinamonti é diretor artístico do Teatro La Zarzuela, em Madrid, desde julho de 2011.

A Cadena Ser cita o Instituto Nacional de las Artes Escénicas y de la Música, responsável pelos programas relacionados com o teatro, dança, música e circo, segundo o qual, "embora a natureza do trabalho desenvolvido por Pinamonti, no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, seja puramente artístico e compatível com a legislação espanhola, a fórmula contratual adotada por ambas as partes não é a mais adequada às disposições da Lei de Incompatibilidades" de Espanha.

Segundo a emissora, na semana passada, o programador italiano informou o teatro lírico lisboeta sobre a "necessidade de rescindir este último contrato e procurar novas formas de colaboração com o São Carlos, compatíveis com a legislação espanhola".

O gabinete de Jorge Barreto Xavier garante que "a temporada 2014/2015 do Teatro Nacional de São Carlos está em curso e não será afetada por esta circunstância", referindo-se à rescisão de Pinamonti.

Paolo Pinamonti foi diretor artístico do Teatro Nacional de São Carlos de 2001 a 2007.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados

O vídeo do "tornado" que atingiu Lisboa

Uma tromba de água foi registada ao início da tarde desta quinta-feira no Estuário do Tejo, em Lisboa. De imediato nas redes sociais foram partilhadas imagens do acontecimento, com os internautas a alertarem para o fenómeno que é equiparado a um tornado mas que, ao contrário deste, ocorre em grandes superfícies de água. Esta não é a primeira vez que este fenómeno assola a região sul do país.