Primeiro-ministro afirma que economia não se recupera aumentando impostos

| Política
Porto Canal

O primeiro-ministro afirmou hoje que o país não consegue recuperar a economia para o futuro aumentando impostos e considerou que a carga fiscal elevada é um desincentivo ao investimento das empresas.

"Mas nós não conseguimos recuperar a nossa economia para futuro aumentando impostos, isso tem um limite, isso pode dar-nos uma solução de curto prazo para equilibrar o défice do orçamento mas paga-se um preço muito elevado no médio e longo prazo mantendo essa carga fiscal muito elevada", salientou durante uma vista ao concelho de Alijó.

O primeiro-ministro falava a propósito da reforma do IRC, que diz estar "voltada para captar a confiança dos investidores para o médio e longo prazo".

"Nós temos realmente uma carga fiscal muito elevada. Sabemo-lo. Atingimos essa carga fiscal muito elevada porque durante muitos anos o Estado não fez o que devia para controlar a sua despesa", referiu.

Acrescentou ainda que, nos anos mais recentes "ela foi ainda mais elevada porque houve uma parte da despesa do Estado que o Estado não pode reduzir por razões constitucionais, como é conhecido, o que obrigou a aumentar ainda alguns impostos".

Na nova adega da Gran Cruz, empresa que está a investir 14 milhões de euros no Douro, Passos Coelho referiu que a carga fiscal elevada é um "desincentivo para as empresas poderem investir e é um ónus muito grande que impede as famílias de poderem também, elas mesmas aplicarem os seus rendimentos da melhor maneira, seja em poupanças seja em decisões de consumo, de largamento do nosso mercado interno".

Passos Coelho frisou ainda que a prioridade do Governo, nesta altura, vai para as empresas.

"Porque sem elas terem a possibilidade de expandirem o seu investimento nós não conseguimos gerar emprego e não conseguimos gerar riqueza", sublinhou.

E sem isso, acrescentou, "nunca se conseguirá aliviar os impostos sobre as famílias, sobre as pessoas".

"Nesta altura, queremos projetar para futuro um horizonte de investimento que seja realmente importante para que o país possa voltar a crescer e a desenvolver-se de uma forma sustentada", referiu.

O primeiro-ministro disse que "isso não se faz só através dos impostos".

"Ter previsibilidade fiscal é importante mas precisamos também, no que se refere aos custos de contexto, tornar as condições de investimento mais atrativas também", acrescentou.

Passos Coelho referiu ainda que o Governo tem uma "panóplia diversificada de instrumentos que têm que jogar todos no mesmo sentido para que o investimento possa acontecer".

"Ao nível da reforma do Estado, que tem que se iniciar com vigor, consigamos encontrar menores custos de contexto para as empresas e um quadro de fiscalidade que dê maior previsibilidade ao investimento", frisou.

O chefe do Governo mostrou-se satisfeito por saber que o principal partido da oposição, o PS, tem propostas para apresentar no parlamento e referiu a abertura para acolher contributos.

"O objetivo é que possa haver uma vitória para o país, investimento e empresas e desse ponto de vista todas as boas propostas são bem vindas", frisou.

Passos Coelho quer que, "num horizonte estável e ao mesmo tempo não muito distante" se possa "apontar para um nível de competitividade fiscal em Portugal que compare bem com outros países europeus".

+ notícias: Política

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.