Estatutos PSP e GNR concluídos em breve

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 dez (Lusa) -- A ministra da Administração Interna, Anabela Rodrigues, disse hoje que as leis orgânicas da Polícia de Segurança Pública e da Guarda Nacional Republicana vão estar concluídas em breve e considerou-as uma matéria "que tem prioridade absoluta".

"Essa matéria tem prioridade absoluta, havia pontos que ainda não estavam fechados, estamos a avançar e muito brevemente haverá notícias sobre esse estatuto", disse Anabela Rodrigues.

A ministra falava na Escola da Guarda Nacional Republicana (GNR), em Queluz, à margem de uma cerimónia de entrega de viaturas a esta força militar.

Questionada sobre se já há substituto para Manuel Jarmela Palos, antigo diretor do SEF que se encontra em prisão domiciliária no âmbito da investigação à atribuição dos vistos gold, a ministra disse que "oportunamente" será comunicada a substituição do antigo diretor.

A ministra falava na Escola da Guarda, em Queluz, onde hoje entregou 175 viaturas -- 126 veículos ligeiros e 49 motociclos -, um investimento que estimou em 3,6 milhões de euros.

"Desde o início da legislatura foram já inauguradas 13 novas instalações, representando um investimento de 13 milhões de euros, e estão em curso obras em outras 13 instalações no valor de 12 milhões de euros", referiu.

Estão ainda em curso procedimentos de aquisição de mais cem viaturas no valor total de cerca de quatro milhões de euros, acrescentou.

Todos estes meios destinam-se aos postos territoriais da GNR e inserem-se no compromisso de melhoria das condições operacionais das forças de segurança, observou.

CP // SO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.