Presidente que representará Institutos Superiores Politécnicos é eleito 5ºfeira

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 10 dez (Lusa) -- Os dirigentes dos politécnicos elegem na quinta-feira o próximo presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), depois de um mandato marcado por cortes financeiros e pela criação de cursos de curta duração.

Joaquim Mourato volta a estar disponível para liderar o CCISP, organismo a que presidiu nos últimos dois anos, período durante o qual o Ministério da Educação e Ciência (MEC) voltou a reduzir os orçamentos dos politécnicos, mas também avançou com os Cursos Técnicos Superiores Profissionais.

Estes novos cursos existem há cerca de um ano, mas o CCISP tem-se queixado da falta de meios humanos e financeiros para os pôr a funcionar normalmente. Durante uma audição na Assembleia da República realizada no mês passado, Joaquim Mourato disse que faltavam 20 milhões de euros.

Cabe ao CCISP pronunciar-se precisamente sobre todas as matérias relacionadas com o sistema de ensino superior politécnico público, tanto no plano legislativo como no orçamental.

Joaquim Mourato irá concorrer ao CCISP juntamente com os restantes presidentes dos politécnicos -- já que todos são elegíveis, a não ser que manifestem a sua indisponibilidade durante a reunião que acontece na quinta-feira de manhã, no Instituto Politécnicos da Guarda.

Ainda no mês passado, o CCISP defendeu no parlamento a alteração do modelo de financiamento das instituições, de forma a incluir a ação social e os investimentos necessários para as obras de manutenção e conservação dos edifícios e equipamentos.

O CCISP é o órgão de co-representação dos 15 institutos politécnicos públicos e das cinco escolas politécnicas públicas não integradas, estando também representadas neste órgão as Universidades dos Açores, Algarve, Aveiro e Évora.

SIM // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

MB Way "em baixo". Transferências e pagamentos com dificuldades

Ao longo da manhã desta terça-feira, os utilizadores de MB Way estão a sentir dificuldades em utilizar a aplicação para fazer transferências e/ou pagamentos. A informação está a ser avançada pelo Jornal de Notícias que, após ter contactado a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), fala em alguns “constrangimentos técnicos”.

Número de atropelamentos aumentou em março

A PSP detetou uma média de 510 infrações rodoviárias por dia em março, mês em que desceu o número de acidentes e feridos ligeiros, mas aumentaram os feridos graves e os atropelamentos comparativamente a março de 2023.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".