Primeira Área de Reabilitação Urbana de Amarante privilegia centro histórico

| Norte
Porto Canal / Agências

Amarante, Porto, 10 dez (Lusa) - A primeira Área de Reabilitação Urbana (ARU) da Cidade de Amarante, já aprovada pelos órgãos municipais, vai comportar o centro histórico e arruamentos contíguos, de acordo com informação revelada hoje pela autarquia.

A ARU prevê a atribuição de incentivos fiscais aos proprietários que reabilitem imóveis, como redução do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e outras taxas municipais.

Também estão inscritos incentivos ao nível do IRS e do IVA.

Amarante, no interior do distrito do distrito do Porto, junto ao rio Tâmega, tem um dos mais estruturados centros históricos do norte do país, onde se encontram, para além do casario com centenas de anos, vários monumentos classificados e equipamento culturais.

O novo instrumento hoje anunciado pela autarquia vai abranger as zonas do parque florestal, do complexo da Costa Grande, das Murtas e do Largo Sertório de Carvalho, para além do casario mais antigo da cidade.

A segunda fase do projeto prevê a elaboração de um programa estratégico de reabilitação urbana.

"A ARU tem como objetivos gerais preservar e conservar o património edificado e imaterial, incluindo os valores históricos e culturais", lê-se num comunicado do município.

A edilidade liderada pelo social-democrata José Luís Gaspar propõe-se também, com este instrumento, dinamizar as atividades económicas relacionadas com o turismo cultural e de lazer. Um terceiro objetivo aponta para a valorização da componente residencial do centro urbano, através do estímulo à criação de um mercado de arrendamento habitacional.

A autarquia assume o compromisso de "agilizar os procedimentos de licenciamento municipal, mobilizar a comunidade dos interessados na operação de reabilitação urbana".

Anuncia-se ainda que o processo será dotado de "um modelo de gestão dedicado, integrando as componentes de planeamento, gestão territorial, dinamização das entidades públicas e privadas, de avaliação e monitorização de resultados".

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.