Grande penalidade no último minuto mantém FC Porto na UEFA Youth League

Grande penalidade no último minuto mantém FC Porto na UEFA Youth League
| FC Porto
Porto Canal com imagem de fcporto.pt

Uma grande penalidade no último minuto, convertida por Leonardo Ruiz, deu hoje o empate ao FC Porto frente ao Shakhtar Donetsk e permitiu aos "dragões" qualificarem-se para os oitavos de final da UEFA Youth League de futebol.

A jogar em casa, na última jornada do Grupo H da competição de sub-19 da UEFA, o FC Porto entrou no último minuto do encontro eliminado, devido a um golo de Boryachuk (47 minutos), mas a grande penalidade marcada pelo colombiano colocou os "dragões" no segundo lugar.

O FC Porto terminou a "poule" com nove pontos, a cinco do Shakhtar e os mesmos do Athletic Bilbau, que hoje goleou por 4-0 o BATE Borisov, que concluiu a prova com apenas um.

Os "dragões" tiveram sempre mais posse de bola, mas mostraram sempre grandes dificuldades para chegar à baliza de Yefanov e apenas nos últimos minutos conseguiram encostar os ucranianos à sua área.

Eficaz, o conjunto ucraniano inaugurou o marcador no primeiro lance de perigo que criou, aos 47 minutos, com Boryachuk, que deu a melhor sequência a uma grande jogada de Kovalenko, que ultrapassou vários adversários, antes de assistir o seu companheiro.

A partir daqui, o FC Porto passou a ter ainda mais posse de bola e foi empurrando para trás o Shakhtar, com o guarda-redes ucraniano a mostrar-se sempre a bom nível, até que já nos descontos derrubou Djim dentro da área.

Na marcação do castigo máximo, o colombiano Leonardo Ruiz marcou o golo do empate, permitindo ao FC Porto qualificar-se pela primeira vez para os oitavos de final da Youth League, depois de no ano passado ter sido eliminado na fase de grupos.

Jogo disputado no Centro de Treinos e Formação Desportiva, em Vila Nova de Gaia.

FC Porto -- Shakhtar Donetsk, 1-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

0-1, Boryachuk, 47.

1-1, Leonardo Ruiz, 90+4 (grande penalidade).

Equipas:

- FC Porto: João Costa, Fernando, Malthe Johansen, Verdasca, Lumor Agbenyenu (Djim, 76), Fidelis Irhene, João Cardoso (Bruno Costa, 66), Moreto Cassamá (Cléver, 59), Sérgio Ribeiro, Ruben Macedo e Leonardo Ruiz.

(Suplentes: Filipe Ferreira, Rui Silva, Jorge, Clever, Luís Mata, Bruno Costa e Djim).

Treinador: António Folha.

- Shakhtar Donetsk: Yefanov, Kyryukhantsev, Shevchenko, Matviyenko, Ichuaidze, Senytskyy (Pikhalonok, 72), Kovalenko (Shtander, 86), Shtander, Arendaruk, Boryachuk (Merkushov, 77) e Zubkov.

(Suplentes: Kudryk, Grachov, Avagimian, Pikhalonok, Shtander, Hlahola e Merkushov).

Treinador: Valeriy Kryventsov.

Árbitro: Anders Poulsen (Dinamarca).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Kovalenko (32), Yefanov (90+4) e Fernando (90+5).

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.