Sucesso do calçado em Felgueiras dinamiza e moderniza comércio tradicional

| Norte
Porto Canal / Agências

Felgueiras, Porto, 10 dez (Lusa) - O presidente da Associação Empresarial de Felgueiras (AEF), Nuno Fonseca, defende que o sucesso da indústria de calçado no concelho impulsiona o rejuvenescimento e abertura de novos espaços comerciais.

Com o crescimento e o emprego da indústria do calçado, observou o dirigente, o comércio tem conseguido "um outro alento e uma outra dinâmica".

Falando a propósito da Gala do Empresário que homenageou este ano alguns empreendedores daquele concelho do distrito do Porto, o representante dos empresários defende que o pleno emprego que se vive atualmente em Felgueiras "alavanca a reconversão" de espaços e estratégias de venda e uma maior preocupação "em satisfazer as exigências e os gostos dos consumidores".

"Posso adiantar que no concelho de Felgueiras têm aberto quatro a cinco lojas por mês nos últimos cinco meses. Estamos a falar do comércio de proximidade", avançou Nuno Fonseca.

O presidente da AEF admitiu que algumas lojas se ressentiram no passado da conjuntura económico-financeira adversa, mas lembrou ser "incontornável" uma readaptação e reconversão desses espaços".

"É necessário criar outro tipo de dinâmica nas lojas mais antigas", assinalou.

Para Nuno Fonseca tem sido evidente "uma maior aposta dos empresários ligados ao comércio na formação profissional e no atendimento personalizado como ferramentas para atrair mais clientes aos seus espaços".

"Paulatinamente, está-se a proceder a uma alteração do atendimento, fruto também dos mecanismos que foram surgindo e da aposta na formação profissional, que possibilitaram aos empresários do comércio uma aposta em gente qualificada, com novas habilitações e novas qualificações", acrescentou.

Para Nuno Fonseca, os tecidos comerciais da Lixa, Longra e Idães (polos urbanos do concelho) são "casos de sucesso" dessa reconversão, dizendo haver condições para que o trabalho possa ser prosseguido.

No concelho há cerca de 800 estabelecimentos comerciais registados.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).