Surdolímpicos: Portugal fecha primeiro dia com dois recordes na natação

| Desporto
Porto Canal / Agências

Sófia, 27 jul (Lusa) - A natação portuguesa conseguiu hoje dois recordes absolutos na categoria de surdos, durante as eliminatórias das provas dos 200 metros livres e estafeta de 4x100 metros estilos dos Jogos Surdolímpicos, que decorrem em Sófia, na Bulgária.

Nos 200 metros livres, Ricardo Belezas estabeleceu um novo máximo nacional ao nadar em 2.19,62 minutos, fazendo cair o anterior recorde de 2.20,18, que já lhe pertencia.

Ricardo Belezas saiu do complexo de piscinas Spartak com outro recorde nacional na categoria de surdos, ao nadar a estafeta de 4x100 metros estilos - juntamente com Miguel Boura, Miguel Cruz e Tiago Neves - em 4.49,41 minutos, batendo o anterior máximo de 4.57,11.

Apesar dos dois recordes nacionais, os nadadores portugueses não conseguiram marcar presença nas finais, do primeiro dia de competição dos Jogos Surdolímpicos, que decorrem na Bulgária até 04 de agosto.

Nas eliminatórias dos 200 metros livres, além de Ricardo Belezas, participaram Tiago Neves e Miguel Boura, terminaram nas 28.ª e 29.ª posições, com os tempos de 2.19,94 minutos e 2.21,50, respetivamente.

No final das duas provas, Ricardo Belezas admitiu ter ficado surpreendido com a obtenção das duas melhores marcas nacionais, na prova individual e na estafeta.

"Não estava à espera, fiquei muito contente, espero que no futuro possa servir de modelo para os mais jovens", disse o nadador, acrescentando que o objetivo "é continuar a evoluir e tentar chegar a uma final".

Tiago Almeida, coordenador técnico da natação, fez um balanço positivo do primeiro dia de provas: "Começámos bem, conseguimos recordes, que era um dos objetivos, e o nosso nível está a aproximar-se dos restantes países".

O coordenador técnico considerou que a natação surdolímpica portuguesa "tem evoluído muito desde 2011, ano em que Portugal organizou em Coimbra o Campeonato do Mundo".

Portugal está representado nos Jogos Surdolímpicos por 13 atletas, sendo a natação a modalidade com maior contingente, com sete atletas, seis dos quais estreantes.

Em Sófia, na Bulgária, os atletas portugueses vão competir em seis modalidades além da natação.

A 22.ª edição dos Jogos Surdolímpicos reúne cerca de 5.000 atletas, oriundos de 80 países, que competem em 18 modalidades.

AO // JP

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

Francisco Conceição: "É um regresso definitivo a casa" 

Francisco Conceição será jogador do FC Porto até 2029 depois de o clube acionar a opção de compra prevista no contrato de empréstimo do mais recente internacional português. A viver “mais um momento especial”, garantido o “regresso definitivo” à casa onde se sente realmente “feliz”, o Melhor Jovem da Liga em março fala do concretizar de “um objetivo traçado desde o início da temporada” que só foi possível graças ao “trabalho”, à “confiança” e à “ajuda de toda a equipa e do staff”.

FC Porto: Guia de acesso prioritário para eleitores com mobilidade reduzida

Eleições do FC Porto realizam-se sábado entre as 9h e as 20h no Estádio do Dragão. 

FC Porto: Francisco Conceição continua no Dragão 

Internacional português será jogador do FC Porto até 2029.