Salgado desconhece "por completo" documentos entregues por Queiroz Pereira ao BdP

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 dez (Lusa) - O antigo presidente executivo do Banco Espírito Santo (BES) Ricardo Salgado disse hoje desconhecer "por completo" a documentação entregue pelo empresário Pedro Queiroz Pereira ao Banco de Portugal (BdP) sobre atos do Grupo Espírito Santo (GES).

"Nunca quisemos adquirir as empresas do grupo Queiroz Pereira. O grupo Queiroz Pereira criou essa situação mas desconheço completamente a documentação que foi entregue no BdP", sublinhou Salgado, ouvido no parlamento, na comissão de inquérito à gestão do BES e do GES.

Pedro Queiroz Pereira, presidente da Semapa, empresa que controla a maioria do capital da Portucel, fez chegar ao supervisor uma carta sobre a Espírito Santo Control, 'holding' do Grupo Espírito Santo (GES) que reunia as posições acionistas da família Espírito Santo e na qual Pedro Queiroz Pereira foi acionista, até ter entrado em choque com Ricardo Salgado, ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES).

"Desconheço por completo os elementos que ele [Queiroz Pereira] entregou ao BdP", insistiu o ex-banqueiro, para quem as dúvidas do empresário sobre o GES deveriam residir "nos critérios de avaliação de ativos".

Pedro Queiroz Pereira será ouvido na quarta-feira na comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do GES.

A audição de Salgado arrancou pelas 09:00 e cerca das 18:25 ainda decorria e com várias perguntas ainda por fazer de deputados dos vários partidos representados na comissão.

PPF/DN // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.