GES pediu ao Governo empréstimo a 5 anos de 2,5 mil ME - Salgado

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 dez (Lusa) - O antigo presidente do Banco Espírito Santo (BES), Ricardo Salgado, confirmou hoje no parlamento que solicitou um empréstimo estatal ao Governo de Passos Coelho, revelando que estavam em causa 2,5 mil milhões de euros a reembolsar em cinco anos.

O objetivo deste financiamento era evitar o colapso do Grupo Espírito Santo (GES) e, por arrasto, do BES, e não se tratava de "uma participação no capital" do grupo, salientou Salgado durante a sua audição na comissão de inquérito parlamentar ao caso BES.

Depois de ter tentado assegurar esta linha de financiamento junto da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, que no parlamento tinha revelado a existência deste pedido, Salgado solicitou a um dos representantes do Crédit Agricole no BES para interceder junto da governante, puxando pelo exemplo da intervenção pública feita em França na construtora automóvel Peugeot.

Porém, Maria Luís Albuquerque manteve a posição de não prestar apoio financeiro público ao BES, admitiu.

Salgado especificou que, caso o GES tivesse beneficiado da ajuda que solicitou ao executivo, poderia vender com tempo as empresas da área não financeira, reembolsando os créditos existentes e "retirar a dívida das mãos dos clientes".

Ainda antes da pausa nos trabalhos para almoço, o antigo banqueiro tinha já mencionado a "posição inabalável do governo a rejeitar qualquer ajuda ou apoio bancário ao GES".

DN/PPF // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.