Ford vai parar produção na Austrália e reduzir 1.200 empregos em 2016

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 23 mai (Lusa) -- O fabricante automóvel Ford vai encerrar as suas duas fábricas na Austrália em outubro de 2016, uma medida que implica o corte de cerca de 1.200 postos de trabalho, anunciou hoje a empresa.

O diretor executivo da Ford Austrália, Bob Graziano, anunciou a medida depois de revelar perdas de 600 milhões de dólares australianos (451 milhões de euros) nos últimos cinco anos e de 141 milhões de dólares australianos (135 milhões de euros) no último exercício.

"Infelizmente vamos parar as nossas operações de produção em outubro de 2016. Como resultado, aproximadamente cerca de 1.200 trabalhos tornar-se-ão redundantes quando essas fábricas fecharem", disse Bob Graziano em Melbourne, em declarações citadas pelas agências internacionais.

"Os nossos custos de produção são o dobro dos da Europa e quase quatro vezes superiores aos da Ford na Ásia", afirmou.

A decisão vai levar ao encerramento das fábricas de Broadmeadows e de Geelong, ambas no Estado de Victoria, no sul do país, e põe fim a quase 90 anos de fabrico de veículos da Ford na Austrália.

A Ford começou a produzir na Austrália em 1925 com o Modelo T.

FV // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.