Salgado diz que BdP inviabilizou injecção de 700 ME da Blackstone na Rioforte

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 dez (Lusa) - O antigo presidente do BES acusou hoje o Banco de Portugal de entrar em "contradições" antes de intervir no banco, já que exigia a reestruturação do GES, mas inviabilizou a injeção de 700 milhões de euros da Blackstone na Rioforte.

"Há contradições [antes da medida de resolução aplicada pelo supervisor ao BES no início da agosto]. Por um lado, fala-se da necessidade de reestruturação do Grupo Espírito Santo (GES), por outro, ao inviabilizar o 'private placemente' de um fundo de capital disposto a colocar 70% de mil milhões de euros de um aumento de capital da Rioforte, impede-se essa reestruturação", afirmou Ricardo Salgado, o líder histórico do Banco Espírito Santo (BES).

Salgado está a ser hoje ouvido na comissão de inquérito parlamentar ao caso BES e garantiu que a 12 de julho deste ano informou o governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, que tinha investidores privados interessados na operação de aumento de capital da Rioforte, a 'holding' de topo da área não financeira do Grupo Espírito Santo (GES).

"Em carta apresentada ao governador do BdP mostrei que tinha investidores privados interessados na operação de aumento de capital Rioforte", afirmou.

De acordo com o antigo banqueiro, essa entidade privada tratava-se da Blackstone, um fundo de 'private equity' (capital de risco) norte-americano.

"Era a Blackstone que é um dos maiores fundos de 'private equity' e que, a nosso convite, tinha mostrado disponibilidade para participar no aumento de capital" da Rioforte, revelou.

A 13 de julho, data em que Salgado deixou de exercer funções no BES, Carlos Costa ter-lhe-á indicado, segundo o próprio, que "concordava com tal solução, mas que a mesma teria que ser analisada pela nova administração".

E realçou: "Estes factos afastaram o interesse dos investidores", face à sucessão de notícias negativas sobre o GES que entretanto iam saindo na comunicação social, acrescentando que "a sentença de morte veio quando não foi possível fazer o aumento de capital da Rioforte".

Esta é mais uma das críticas feitas hoje por Salgado ao supervisor bancário.

DN/PPF // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.