Leilão de rubis moçambicanos com receitas de 43,3 milhões de dólares

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 dez (Lusa) -- A multinacional britânica Gemfields anunciou hoje que as receitas do seu último leilão de rubis em bruto moçambicanos totalizaram os 43,3 milhões de dólares (35,3 milhões de euros), "o valor mais alto de sempre" atingido num leilão da empresa.

Num comunicado, a empresa indica que o leilão de rubis extraídos pela Montepuez Rubi Mining Limitada (controlada em 75 por cento pela Gemfields) no depósito de Montepuez Ruby, em Moçambique, decorreu entre 03 e 08 de dezembro em Singapura.

Foram vendidos 62.936 quilates de rubis e o preço médio foi de 689 dólares por quilate, tendo participado no leilão 50 empresas de várias nacionalidades, adianta o comunicado.

"Os dois leilões de rubis de Montepuez, organizados em junho e dezembro de 2014, geraram 76,8 milhões de dólares (61,9 milhões de euros) em receitas totais, as quais são totalmente repatriadas para Moçambique", refere ainda a empresa.

A Montepuez Ruby Mining Limitada, que explora os rubis na província moçambicana de Cabo Delgado, tem como participada, além da Gemfields, a empresa moçambicana Mwirit.

PAL // EL

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.