Audição de Salgado interrompida após quase seis horas

Audição de Salgado interrompida após quase seis horas
| Economia
Porto Canal

A audição no parlamento do antigo presidente executivo do Banco Espírito Santo (BES) Ricardo Salgado foi interrompida após cerca de seis horas e retoma pelas 15:15.

Salgado começou a ser ouvido cerca das 09:00 e pelas 14:45, quase seis horas depois, o presidente da comissão, Fernando Negrão, anunciou uma pausa de meia hora e o retomar dos trabalhos para as 15:15.

Inicialmente prevista para as 15:00 estava a audição de José Maria Ricciardi, presidente do BESI, audição que, devido ao prolongar das declarações de Salgado, não arrancará nas próximas horas.

Após uma intervenção inicial de mais de uma hora, Salgado respondeu a uma primeira ronda de perguntas dos vários partidos, sendo que mais questões se seguirão após a pausa para almoço.

Na sala da comissão parlamentar e nos corredores da Assembleia da República estão hoje dezenas de jornalistas, incluindo repórteres de imagem, naquela que é inquestionavelmente a audição mais concorrida até ao momento na comissão sobre o caso BES e GES.

A comissão de inquérito arrancou a 17 de novembro e tem um prazo de 120 dias, que pode eventualmente ser alargado.

Os trabalhos têm por intuito, por exemplo, "apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos, as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades".

A 03 de agosto, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES, após a apresentação de prejuízos semestrais de 3,6 mil milhões de euros, e anunciou a separação da instituição em duas entidades: o chamado banco mau (um veículo que mantém o nome BES e que concentra os ativos e passivos tóxicos do BES, assim como os acionistas) e o banco de transição que foi designado Novo Banco.

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.