Salgado critica decisão do BdP classificar garantia soberana de Angola como produto tóxico

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 dez (Lusa) - O antigo presidente do BES, Ricardo Salgado, considerou hoje uma "ofensa diplomática" a decisão do Banco de Portugal de, no momento da sua intervenção na instituição, ter colocado a garantia estatal angolana ao crédito ao BES Angola no banco mau.

"Há três bancos em Portugal que têm participações de bancos angolanos (BPI, BCP e BIC) e colocar a garantia do senhor presidente da República de Angola no banco mau, como produto tóxico, é no mínimo uma enorme ofensa diplomática", afirmou o responsável durante a sua audição na comissão de inquérito parlamentar ao caso BES.

E reforçou: "A forma da resolução, deixando as ações do banco angolano no banco mau considerou a garantia dada pelo Governo angolano como um produto tóxico".

Segundo Salgado, a sua gestão procurava "informar o Banco de Portugal [BdP] sempre na medida do possível. Mas foi a primeira instituição que recebeu a garantia" assinada pelo Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos.

"Fui pessoalmente entregar a garantia. O governador do BdP chegou ao ponto de não aceitar a garantia para efeitos de capital. Acho lamentável que isso tenha acontecido", acrescentou.

Salgado questionou o porquê de esta garantia estatal para a exposição de 3,3 mil milhões de euros que o BES tinha ao BES Angola não ter sido aceite pelo supervisor bancário a nível de capital, mas ter sido considerada válida publicamente pela entidade liderada por Carlos Costa.

"Nunca o BdP aceitou a garantia para os rácios do BES. Mas a 18 de julho considerou que a mesma era válida", afirmou.

Segundo Salgado, "essa garantia foi pedida pelos acionistas angolanos, apoiada pelos acionistas portugueses" e por si próprio.

"Fui a Angola agradecer ao Presidente da República a consideração que tiveram", revelou.

Apesar de ter resistido durante bastante tempo a relacionar diretamente a queda do BES a esta decisão do BdP, dizendo que os deputados devem estabelecer essas implicações com base na informação de que dispõem, Salgado acabou por admitir que esta questão foi determinante para o colapso do banco.

"O modelo de resolução cria o descalabro final, com a queda da garantia de Angola", disse o antigo presidente do BES.

DN/PPF// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.