PSD acusa Salgado de “desonestidade intelectual” e ex-banqueiro contrapõe

| Economia
Porto Canal

O PSD acusou hoje o antigo banqueiro Ricardo Salgado de "desonestidade intelectual" na comparação "absolutamente forçada" da situação do BES e do GES com Portugal, com o antigo presidente executivo do banco a contrapor.

"Parece-me ser um exercício de desonestidade intelectual que quase escarnece os sacrifícios que os portugueses têm feito nos últimos três anos", disse o deputado social-democrata Carlos Abreu Amorim, dirigindo-se a Ricardo Salgado na primeira ronda de perguntas na comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do GES.

O antigo banqueiro está a ser ouvido na comissão desde as 09:10.

Na sua exposição inicial, Salgado havia frisado que o "problema do GES, tal como o do país, resultava de um sobre-endividamento", mas posteriormente explicou a Carlos Abreu Amorim o alcance das suas palavras.

"Não estava a querer comparar o grupo e o BES ao Estado. Estava a querer comparar o método, o modelo que foi aplicado ao grupo, para tornar evidente que era totalmente inexequível", respondeu ao parlamentar do PSD.

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.