"Homem do Douro" de 100 quilos de chocolate é atração em festival da Régua

| Norte
Porto Canal / Agências

Peso da Régua, Vila Real, 09 dez (Lusa) -- O "Homem Douro", feito com 100 quilos de chocolate e que representa em tamanho real o lavrador, é a atração principal do festival que une este produto ao vinho do Porto e decorre esta semana na Régua.

É no espaço "Douro Vivo" que vai ser colocada esta figura masculina que é exemplo do trabalho das vinhas durienses. Ao seu lado vai ter os utensílios usados na lavoura como o tradicional cesto das vindimas, as tesouras da poda e a trouxa.

Francisco Guedes, da empresa organizadora Douro Wonderful Events, afirmou hoje à agência Lusa que estas figuras "são todas feitas em chocolate e em tamanho real" e que este espaço vai ser a "principal atração" do Festival do Chocolate e Vinho do Porto.

Esta terceira edição começa quinta-feira e prolonga-se até domingo, na cidade de Peso da Régua, distrito de Vila Real.

O objetivo é homenagear os homens que ao longo dos séculos construíram os socalcos durienses e produziram o seu produto mais genuíno: o vinho do Porto.

Na sua chocolataria, instalada em Lamego, Pedro Sigorelho está a ultimar a preparação do lavrador. "Está quase da minha altura. Vai ter entre 1,70 a 1,80 metros de altura e o peso de mais ou menos 100 quilos de chocolate", afirmou à Lusa.

Pedro Sigorelho está a fazer os acabamentos do corpo do "Homem do Douro". Depois falta "vesti-lo" com as tradicionais roupas de lavrador, a camisa e as calças. A cabeça com o chapéu será colocada em cima do corpo já no espaço da exposição.

O espaço vai ser criado ainda com a ajuda dos alunos e professores das escolas de Hotelaria de Lamego e Profissional do Rodo (Régua).

No "Douro Vivo" vão conjugar-se estas "doces figuras" com elementos naturais do território, como as pedras de xisto e a terra.

Ao mesmo tempo que prepara a personagem principal do festival, Pedro Sigorelho está também a fazer bombons, trufas, brigadeiros e bombocas que vai ter à venda durante o evento.

O chocolateiro abriu a sua loja, a Douro Bombons, há cerca de seis anos e desde então tem encontrado no território que o rodeia muitos dos produtos que o inspiram a criar e com que recheia o chocolate.

Uma das suas principais atrações é o bombom com vinho do Porto, mas usa ainda o azeite e as amêndoas durienses.

Francisco Guedes referiu que marcam presença no festival cerca de 30 expositores, entre chocolatarias, revendedores, pastelarias e empresas produtoras de vinho do Porto.

No total estarão à venda "1.600 quilos de chocolate para todos os gostos e até para quem não pode comer açúcar".

O responsável sublinhou que o festival quer criar oportunidades de negócios e "dinamizar a economia regional nesta altura que é época baixa para o turismo no Douro".

A organização prevê que a edição deste ano atraia à Régua cerca de oito mil pessoas.

As unidades hoteleiras e de restauração aliam-se ao projeto com a criação de programas e ementas centradas na temática do festival.

O festival incluiu ainda a realização da feira de artesanato Dour'Arte, onde estarão à venda diversos produtos, como sabonetes de chocolate artesanais mas onde também pode ser vista uma árvore de Natal feita de vides e cuja iluminação deriva da energia produzida a partir dos resíduos de videira.

Esta árvore de Natal ecológica vai ser apresentada pelo projeto Da_Vide.

Os dois primeiros dias de festival vão estar de portas abertas para as escolas, estendendo-se depois ao resto da comunidade, que poderá participar em 'workshops', 'showcooking', harmonizações de chocolate com vinho do Porto e aprender a cozinhar com chocolate.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.