Salgado diz que em mais de 20 anos nunca foi questionada a sua idoneidade

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 dez (Lusa) - O antigo presidente executivo do Banco Espírito Santo (BES) Ricardo Salgado disse hoje que em 22 anos, e até ao momento da sua saída do banco, nunca foi questionada a sua idoneidade para liderar a instituição.

"Tendo, certamente acertado e falhado muito na minha vida, sempre em consciência me considerei idóneo para servir na sucessão daqueles que fundaram e prestigiaram o GES", declarou o antigo banqueiro na reta final da sua intervenção inicial - de mais de uma hora - na comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do GES.

Sublinhando ter a "humildade de reconhecer que cabia a outros na supervisão o permanente julgamento" da sua idoneidade, Salgado realçou que "ao longo de 22 anos ninguém com poder para tal (...) a questionou".

"Até à própria aceitação como presidente do futuro Conselho Estratégico. Até ao momento de saída de funções", reforçou o antigo presidente executivo do BES.

"Perdoarão pois que ouse continuar a pensar que, modestamente, servi, com idoneidade, nas tarefas que me foram confiadas no exercício da minha profissão ao longo de 40 anos, dentro e fora do país", disse também aos deputados.

PPF/DN // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.