Douro vai produzir 100.000 pipas de vinho do Porto este ano

| Economia
Porto Canal / Agências

Peso da Régua, 26 jul (Lusa) -- A Região Demarcada do Douro vai produzir 100 mil pipas de vinho do Porto este ano, mais 3.500 do que na campanha anterior, disse à agência Lusa fonte do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP).

O conselho interprofissional do IVDP fixou hoje em 100.000 o número de pipas (550 litros cada) a beneficiar nesta vindima (quantidade de mosto que cada viticultor pode destinar à produção de vinho do Porto).

O presidente do IVDP, Manuel de Novaes Cabral, afirmou que o quantitativo para a vindima de 2013 foi aprovado com o voto contra do comércio, enquanto a produção se mostrou favorável.

Em 2012, foram produzidas 96.500 pipas de vinho do Porto na mais antiga região demarcada do mundo.

O benefício resulta da avaliação de um conjunto de fatores técnicos, designadamente os níveis de vendas de vinho do Porto nos últimos meses e as projeções para o resto do ano de 2013, o nível de stocks existentes e as intenções das compras dos comerciantes até ao final do ano.

Segundo o responsável, a avaliação feita foi no sentido de que era possível subir um pouco a produção de vinho do Porto comparativamente com o aprovado para 2012.

António Saraiva, da Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP), disse à Lusa que o comércio defendia as 97.000 pipas, um número que disse ter sido "consensualizado com as intenções de compra das empresas".

"Estamos em período recessivo, o mercado continua a cair e, não obstante estar a cair, nós estávamos dispostos a aumentar um pouco para dar um sinal de alguma esperança ao Douro. Mas achamos que o valor aprovado é demasiado elevado", frisou.

António Saraiva referiu que a AEVP não quer "que fique vinho por vender na região" e que, por isso, "toda a prudência apontava para as 97.000 pipas".

"De qualquer maneira não acho que seja um problema muito grave este diferencial", acrescentou.

A Lusa tentou uma reação por parte da produção, o que não foi possível.

O benefício é a principal fonte de rendimento dos viticultores durienses.

Em dez anos, o benefício foi reduzido em 45 por cento, de 145 mil pipas em 2001 para as 85 mil em 2011. A redução entre 2010 e o ano passado atingiu as 25 mil pipas. Nesta década, o vinho do Porto perdeu 12 milhões de garrafas, correspondendo a uma perda de valor de 37 milhões de euros.

PLI // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.