"Nunca dei instruções a ninguém para ocultar passivos do grupo" - Salgado

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 dez (Lusa) - O antigo presidente executivo do BES Ricardo Salgado disse hoje que "nunca" deu instruções a ninguém para "ocultar" passivos da Espírito Santo International (ESI), sublinhando que se dedicava "a 100%" à área financeira do Grupo Espírito Santo (GES).

"Nunca dei instruções a ninguém para ocultar passivos do grupo", disse, reforçando que não deu essas instruções a Francisco Machado da Cruz, contabilista responsável pelos números da ESI.

"Machado da Cruz assumiu totalmente a responsabilidade dos seus actos", prosseguiu Salgado, que fala desde as 09:10 na comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do GES.

O buraco na ESI foi somente conhecido em novembro de 2013, declarou o antigo banqueiro, frisando que em análises ao passado se verificou então as incongruências nas contas vinham desde 2008.

"As contas foram assinadas e assumimos todos a responsabilidade. Não dei instruções para ocultação do passivo e só passámos a conhecer a situação em novembro de 2013 e, numa análise para trás, vimos que essa situação vinha desde 2008", sublinhou.

Frisando que Machado da Cruz prestou "bons serviços" ao longo de mais de vinte anos, e assumindo que não vê o contabilista "há largos meses", Salgado lembrou que o responsável "assumiu totalmente a responsabilidade dos seus atos" e reiterou que não deu instruções para a ocultação de passivos.

PPF/DN // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.