Salgado diz que não recorrer à linha da ‘troika’ foi “decisão racional”

| Economia
Porto Canal

O antigo presidente executivo do BES Ricardo Salgado disse hoje que o banco optou por não recorrer à linha de 12 mil milhões de euros da 'troika' numa "decisão racional" para melhor garantir a estabilidade da entidade.

"A escolha de não recorrer à recapitalização não era um plano secreto", declarou Salgado, sublinhando que tal foi uma "decisão racional que se afigurava a melhor para a estabilidade e o futuro do BES".

O antigo presidente do banco falava no parlamento, na comissão de inquérito à gestão do BES e do GES, onde está a ser ouvido desde as 09:10.

O BES, disse Salgado aos deputados, "sempre conseguiu emitir capital e dívida e trazia investimento para Portugal".

"Sempre quisemos manter o controlo do banco em mãos portuguesas", sublinhou ainda.

Salgado traçou ainda no parlamento uma cronologia da crise que, nos últimos anos, "afetou a economia mundial, europeia, e a frágil economia portuguesa".

Aquando do programa de ajustamento para a economia portuguesa, a 'troika' (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) implementou uma linha de capitalização da banca no valor de 12 mil milhões de euros, sendo que o BES foi uma entidade que não utilizou montantes dessa linha.

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.