Primeiro centro especializado em demências abre em Viana do Castelo em 2015

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 08 dez (Lusa) -- A cidade de Viana do Castelo vai dispor, a partir de fevereiro de 2015, de um centro especializado em demências, fruto da cooperação entre a Misericórdia local e a associação 'Hope', informou hoje fonte daquela instituição.

Segundo o secretário da Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo, a estrutura, que terá capacidade para acolher até 20 utentes, vai ser criada num imóvel onde já funcionou uma creche, e que se encontrava devoluto.

O edifício vai ser sujeito a "pequenas obras de adaptação", processo que deverá ser "célere", já que "não necessita de licenciamento" e terá "custo reduzido".

"O edifício já dispõe de condições para funcionar nas novas funções, mas interiormente precisa de pintura e limpeza", explicou Albino Ramalho.

O protocolo de cooperação entre as duas instituições vai ser assinado na sexta-feira, às 11:00, nas instalações da Santa Casa, em pleno centro histórico da cidade de Viana do Castelo.

De acordo com a Misericórdia, trata-se da primeira unidade da região com intervenção especializada em diversas demências, "incluindo a modalidade 'Snoezelen', uma terapia à base de estimulação sensorial, orientada para pacientes com a doença de Alzheimer".

O novo serviço vai funcionar como centro de dia e vem, segundo a Santa Casa, "preencher uma lacuna existente no distrito".

Em Viana do Castelo, a associação 'Hope' integra outra iniciativa destinada a apoiar a pessoas com problemas de memória ou demência, os seus familiares ou cuidadores.

Trata-se do "Café Memória", que começou a funcionar na cidade em novembro, nos quartos sábados de cada mês, numa iniciativa da Associação Alzheimer Portugal em parceria com o grupo Soane Sierra e com o apoio da Câmara Municipal local.

Consiste num ponto de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como respetivos familiares e cuidadores para a partilha de experiências e suporte mútuo, com o acompanhamento de profissionais de saúde ou de ação social.

O "Café Memória" de Viana do Castelo, o primeiro da região Norte, pretende também "sensibilizar a comunidade para a relevância crescente do tema das demências e envolvê-la na prossecução da sua missão, nomeadamente, através da prática de voluntariado".

ABYC // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.