CGTP diz que ministra Finanças não tem condições para se manter

CGTP diz que ministra Finanças não tem condições para se manter
| Política
Porto Canal

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse hoje, no Porto, que a ministra das Finanças "não tem condições" para continuar a governar por saber, há mais de ano e meio, do "escândalo" dos contratos 'swap´.

"A ministra das Finanças sabia dos contratos 'swap´, que envolveram milhares de milhões de euros, e não tomou nenhuma atitude para combater a situação e, desta forma, tornou-se cúmplice de um problema que afeta as finanças públicas e está a ser pago pelo erário público", afirmou o sindicalista numa concentração de trabalhadores, reformados e desempregados, no Porto.

Por este motivo, Arménio Carlos considerou que Maria Luís Albuquerque "não tem condições" para continuar no Governo porque deveria ser a primeira a dar o exemplo e, neste caso, teve uma atitude "descabida".

"Protelou no tempo a resolução de um problema que podia ter tido outro tipo de resposta", considerou.

O governo social-democrata, entendeu o líder da CGTP, é "tão lesto" a cortar aos trabalhadores, desempregados e reformados, mas "tão moroso" a cortar e fazer valer os interesses nacionais neste "negócio fraudulento".

"Este Governo por mais recauchutado que seja não vai responder aos problemas do país porque é a parte mais significativa do problema e impede a solução do país", frisou.

Como exemplo, Arménio Carlos caracterizou o atual ministério da Economia como o ministério "dos grandes empresários e das grandes empresas".

O sindicalista observou que o atual executivo continua a apoiar a especulação financeira e nega-se a apostar no desenvolvimento do setor produtivo, como é o exemplo dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo.

"Não podemos permitir que destruam uma empresa com esta dimensão estratégica no desenvolvimento regional e nacional", disse.

+ notícias: Política

"O interesse nacional é uma legislatura de quatro anos" garante Aguiar-Branco

O presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, propôs-se esta quarta-feira ser um "gerador de consensos" para dar resposta aos problemas e anseios dos portugueses e levar a legislatura até ao fim.

Montenegro apresenta Governo ao Presidente da República esta quinta-feira

Luís Montenegro, primeiro-ministro indigitado, vai apresentar a composição do novo Executivo ao Presidente da República, esta quinta-feira à tarde.

Aguiar-Branco eleito presidente da Assembleia da República

O acordo entre o PSD e o PS para a liderança dividida da Presidência da República deu frutos.
À quarta votação, José Pedro Aguiar Branco foi eleito, agora com 160 votos a favor.
O PSD vai presidir ao parlamento nos dois primeiros anos da legislatura. Os últimos dois anos serão presididos por um deputado do partido socialista que será definido na altura.