CDU/Porto defende "prioridade" para reabilitação do polo da Asprela

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 26 jul (Lusa) - O candidato da CDU à Câmara do Porto, Pedro Carvalho, defende que "a reabilitação do pólo da Asprela deve ser uma das prioridades do próximo mandato autárquico", criando ali "uma zona que seja atrativa" para usufruir e viver.

A ideia foi hoje apresentada por Pedro Carvalho num encontro destinado à comunicação social, à entrada do Hospital de São João e da Faculdade de Medicina, cujo edifício domina todo aquele espaço urbano.

Com uma área aproximada de cerca de 100 hectares, rodeada por cinco bairros sociais e por três grandes rodovias - como são a Circunvalação, a VCI e a A3 -, o polo da Asprela, em Paranhos, na zona norte da cidade, alberga o "São João", o IPO-Porto, dez instituições de ensino superior e um instituto de investigação médica.

"Estima-se que diariamente mais de 45 mil pessoas utilizem esta zona", completa o candidato CDU.

Apesar disso, a Asprela "é um exemplo grosseiro das consequências de falta de planeamento urbanístico, da ausência de salvaguarda de estruturas adequadas e da submissão do interesse público à especulação imobiliária", sendo uma zona "não integrada na malha urbana da cidade".

Pedro Carvalho propõe para ali "uma nova centralidade, um parque e uma zona de lazer", equipada com "uma praça pública" e arruamentos melhorados, vias pedonais e ciclovias.

Mas isso passa, também, por criar zonas complementares de comércio e de serviços e até "de residência", salientou.

"O facto de nunca se ter previsto a construção de zonas de áreas residenciais, de serviços e de comércio", em paralelo com os vários equipamentos existentes ali, "faz com que esta extensa zona da cidade não possua, ainda hoje, os requisitos mínimos de urbanidade próprios de uma cidade", sustentou o candidato.

A estratégia preconizada passa por aproveitar o plano que o arquiteto Rui Mealha idealizou para ali, em 2000, que, para Pedro Carvalho, "já é uma boa base" para começar.

A reabilitação advogada por Pedro Carvalho inclui a "melhoria da rede de transportes públicos", com a criação de "uma navette" que ligue as três estações de metro locais aos vários equipamentos e aos próprios bairros vizinhos.

Ainda neste capítulo, o candidato defende o aproveitamento do vizinho ramal ferroviário de Leixões, que passa um pouco mais a norte, para o transporte de passageiros.

A requalificação do espaço público e ambiental, criando o parque previsto por Rui Mealha para a área que fica atrás da Faculdade de Desporto, e "a melhoria das condições de segurança de circulação" pedonal e rodoviária e das acessibilidades são as peças-chave do plano que Pedro Carvalho tem para reabilitar a Asprela.

O candidato da CDU disse ainda que a Estrada da Circunvalação deve ser transformada numa "grande avenida com um perfil viário diferente e uma zona verde central pedonal, com uma ciclovia da rotunda da Areosa até à chamada Praça da Anénoma, junto à praia de Matosinhos.

Pedro Carvalho propõe-se, também, "mexer" na VCI, reduzindo a velocidade e criando "zonas onde possa ser encerrada", cobrindo-a como se fosse um túnel, nomeadamente "na Prelada e no Jardim Botânico, para criar vias pedonais e vias verdes, reduzindo a poluição e ruído e criando dinâmicas de ligação" entre os dois lados da cidade.

Além de Pedro Carvalho, estão na corrida à Câmara do Porto o social-democrata Luís Filipe Menezes o socialista Manuel Pizarro, o bloquista José Soeiro, independentes Rui Moreira e Nuno Cardoso, além de José Manuel Costa Pereira, do Partido Trabalhista Português.

AYM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.