Relatórios de investigação às autarquias voltam a ser públicos

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 Jul (Lusa) -- O Governo deu instruções à Direção-Geral de Finanças (IGF) para que os relatórios das investigações às autarquias sejam integralmente publicados no sítio deste organismo na internet, revelou hoje o ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional.

De acordo com Miguel Poiares Maduro, os relatórios da extinta Inspeção-Geral das Autarquias Locais também estarão disponíveis na página.

"O Governo já deu instruções para que os relatórios [das investigações feitas às autarquias] sejam integralmente publicados", realçou.

Miguel Poiares Maduro e o secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro, foram hoje à comissão parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Território e do Poder Local ao abrigo do regimento da AR, numa sessão em que elucidaram os deputados sobre o poder local, nomeadamente acerca dos acordos assinados esta semana entre o Governo, a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

Em nome da transparência das investigações realizadas, a publicação integral dos relatórios para consulta pública tem sido um pedido constante dos deputados da comissão que, no início de junho, aprovaram por unanimidade uma recomendação ao Governo nesse sentido.

A IGAL foi integrada na IGF no âmbito do Plano de Redução e Melhoria da Administração Central (PREMAC).

Após a integração, os relatórios de inspeção que estavam disponíveis no sítio da IGAL deixaram de ser públicos e ficou definido, com a autorização do então ministro Vítor Gaspar, que apenas seria disponibilizado um resumo com um máximo de 30 linhas relativamente às novas investigações.

RCS // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".