Diminuição do desemprego no Tâmega e Sousa beneficia mais as mulheres

| Norte
Porto Canal / Agências

Redação, 05 dez (Lusa) - O desemprego na região do Tâmega e Sousa diminuiu 13% no último ano, beneficiando mais mulheres do que homens, revelam números oficiais.

De acordo com os dados mais recentes do Instituto de Emprego e Formação Profissional, há menos 3.647 mulheres sem trabalho, o que representa 63% dos ganhos globais em matéria de empregabilidade no território. Entre os homens, a diminuição foi menor, mas o saldo é positivo, fixando-se numa redução de 2.481 inscritos nos centros de emprego.

Ao todo, a região apresenta 39.954 desempregados, menos 6.128 do que há um ano.

Os resultados apurados resultam da comparação entre os dados de outubro de 2013 e o mês homólogo de 2014.

Dos 12 municípios do território, dez apresentam uma evolução positiva, destacando-se Celorico de Basto, com uma diminuição de 28% no número de desempregados. Naquele concelho do interior do distrito de Braga, há um saldo positivo de 512 postos de trabalho. A mão-de-obra feminina foi a mais beneficiada.

Nos maiores concelhos do Vale do Sousa, a evolução positiva é acentuada, destacando-se os municípios do designado 'cluster' do mobiliário, como Paredes e Paços de Ferreira, onde o número de desempregados diminuiu cerca de 16%. Aquele indicador sugere uma viragem na evolução negativa que se verificava há vários anos com a crise do mobiliário. No conjunto dos dois concelhos verifica-se a inscrição de menos 2.689 pessoas.

De acordo com os dados oficiais, Penafiel e Lousada também recuperaram, juntando-se a Felgueiras, concelho que já apresentava, há vários meses, uma evolução positiva em matéria de empregabilidade.

Felgueiras apresenta, aliás, a taxa mais baixa de desemprego do território, traduzindo o bom momento do setor do calçado, que tem naquele município o maior polo de produção e exportação do país.

Nos dois maiores concelhos do Baixo Tâmega (Amarante e Marco de Canaveses), a evolução foi positiva, embora menos acentuada do que no Vale do Sousa. Amarante e Marco viram diminuir 8% os números do desemprego, apresentando resultados próximos em termos absolutos, com ligeira vantagem para Amarante.

Em Resende, no distrito de Viseu, o mais pequeno concelho do território do Tâmega e Sousa, o desemprego baixou 14%.

Em Baião, o número de escritos diminuiu ligeiramente, mas aumentou entre os homens.

Cinfães e Castelo de Paiva foram os concelhos com resultados negativos, embora mais vincados no primeiro município, onde os inscritos subiram 7%.

Em Castelo de Paiva, o crescimento no número de desempregados foi de 3%, afetando apenas os homens. Entre as mulheres, os inscritos até diminuíram naquele concelho do distrito de Aveiro.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.