Rui Moreira teme "cortes drásticos" na RTP, Lusa e RDP do Porto

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 26 jul (Lusa) -- O candidato independente à Câmara do Porto Rui Moreira afirmou hoje estar preocupado com a RTP, a Lusa e a RDP por recear que "os cortes drásticos" preparados pelo Governo "sejam todos feitos na periferia".

"A nossa sensação é que aquelas promessas sobre a RTP2 ter competências acrescidas no Porto estão neste momento postas em causa", afirmou Rui Moreira, referindo-se ao compromisso anunciado depois da transferência da produção do programa "Praça da Alegria" para Lisboa.

As preocupações, manifestadas à Lusa à margem de uma visita ao bairro da Bouça, foram também transmitidas numa carta enviada na quinta-feira ao ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, que tutela a comunicação social.

"As últimas declarações do ministro levam-nos a estar muito preocupados, também com a Lusa e a RDP. Tememos que com estes cortes drásticos que estão a ser preparados, mais uma vez os cortes sejam todos feitos na periferia", alertou o candidato.

Na quarta-feira, Poiares Maduro afirmou ser necessário encontrar um novo modelo para a RTP2 porque o atual "não funciona" e "não tem coerência nem identidade própria" e acrescentou que a agência Lusa deve saber adaptar-se aos constrangimentos financeiros.

Na carta enviada ao ministro, com conhecimento de Alberto da Ponte, presidente do Conselho de Administração da RTP, Rui Moreira defende "que o Canal 2 da RTP seja essencialmente produzido pela RTP Porto".

A intenção é garantir "o pluralismo regional, a diversidade", o "caráter verdadeiramente nacional" da televisão pública, "o desenvolvimento e sustentabilidade das microempresas de produção audiovisual independente do Porto e a consequente manutenção e criação de emprego neste subsetor".

Na missiva, a que a Lusa teve acesso, Moreira sustenta que "a informação no canal 2 da RTP" deve ser "assegurada pela RTP Porto" e apela a que "sejam encontrados equilíbrios semelhantes em relação ao serviço de rádio".

"Estamos a assistir a um silenciamento grave da RTP Porto, a que depois se seguirá a invocação pública da sua inutilidade", acrescenta Rui Moreira, alertando para os "reflexos prejudiciais significativos para a região e para a cidade".

O candidato nota que "serviço público é uma palavra que se aplica ao país todo, não apenas à capital" e alerta que a transferência do programa "Praça da Alegria" para Lisboa "tem sido decisão penosa para a RTP porque os custos aumentaram e o número espetadores diminuiu".

Em janeiro fonte oficial da RTP adiantou à Lusa "toda a produção" da RTP2 "vai passar para o Porto" e que "outras produções de outros canais passam também para o Porto".

Em dezembro, a administração da RTP confirmou que passaria a produzir em Lisboa a "Praça da Alegria" e adiantou que "em breve" seria anunciado "um grande projeto de produção" a concretizar no Porto.

"Estamos a verificar agora que o ministro vem quase por em questão manter ou não a RTP2", lamenta Rui Moreira, que desde 2009 se tem manifestado publicamente preocupado com a comunicação social no Porto.

Para além de Rui Moreira, estão na corrida às eleições autárquicas Luís Filipe Menezes (PSD), Manuel Pizarro (PS), Pedro Carvalho (CDU), José Soeiro (BE), Nuno Cardoso (independente) e José Manuel Costa Pereira (Partido Trabalhista Português).

ACG (ICO/JGJ/TDI/JF/IM/LIL) // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".