Governo e professores negoceiam mobilidade especial sob ameaça de greve geral

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 mai (Lusa) - Sindicatos de professores e responsáveis governamentais reúnem-se hoje para negociar a proposta de mobilidade especial, com os sindicalistas a ameaçar fazer greve geral e a reafirmar que não existem docentes a mais nas escolas.

Dirigentes da Federação Nacional de Professores (Fenprof) e Federação Nacional de Educação (FNE) querem promessas do Ministério da Educação e Ciência (MEC) em como nenhum professor será colocado em mobilidade especial e prometem fazer greve caso o ministério não recue na proposta apresentada aos sindicatos no início da semana.

Uma das medidas com maior contestação é a que permite que os professores com horário zero possam ser colocados em qualquer escola do país sem a realização de concurso.

"Havia disponibilidade para os professores serem colocados nas escolas do mesmo concelho ou concelhos limítrofes, agora alargar a disponibilidade dos professores a todo o país é inaceitável, é um desrespeito e desconsideração pelas pessoas", criticou o secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, em declarações à Lusa.

No caso dos professores, a mobilidade especial deverá começar a ser aplicada já em setembro. Nessa altura, passam a receber menos 33% do seu ordenado, embora para os docentes em topo de carreira a redução possa ser, de imediato, mais de metade, uma vez que o teto máximo na mobilidade especial são três salários mínimos (o equivalente a 1.455 euros).

"É um percurso de 18 meses a iniciar em setembro, até ficarem sem salário ou serem despedidos", resumiu o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira.

As negociações começam de manhã com dez estruturas sindicais e vão contar com o secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino. A sua presença é vista de forma diferente pelas duas maiores estruturas sindicais: a Fenprof acha que a negociação será mais difícil, ao passo que para a FNE "significa maior capacidade negocial".

Para a tarde estão marcadas as reuniões com as duas federações de professores, FNE e Fenprof.

À Lusa, Fenprof e FNE sublinharam que não existem professores a mais nas escolas, que os horários dos docentes não podem ser aumentados e que não desistem da greve enquanto estiver em cima da mesa esta proposta de mobilidade especial.

Estas medidas levaram nove sindicatos a anunciar a sua adesão à greve geral de professores marcada para 17 de junho, primeiro dia dos exames nacionais do ensino secundário, assim como ao serviço de avaliações nos dias 11, 12, 13 e 14 de junho. Uma ação conjunta que não se verificava desde 2005, altura em que foram decretados serviços mínimos nas escolas para minimizar os impactos da greve na realização dos exames nacionais.

A respetiva compensação dos docentes em mobilidade "será progressivamente decrescente face à remuneração base detida na origem, com fixação de um teto máximo e sem prejuízo da manutenção da remuneração mínima mensal garantida", refere o diploma.

"Findos os referidos 18 meses após a colocação do trabalhador em situação de requalificação, não tendo conseguido colocação noutro órgão ou serviço durante aquele período, passam os mesmos, de forma automática, a uma situação de licença sem remuneração, com possibilidade de cessação do respetivo vínculo contratual , sendo-lhe devida a correspondente indemnização por antiguidade.

Os responsáveis do MEC têm afirmado que estão a fazer todos os esforços para que nenhum docente vá para a mobilidade especial e na terça-feira, o ministro Nuno Crato veio sublinhar que as negociações ainda "estão no início".

SIM/ER // GC.

Lusa/Fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.