Estaleiros de Viana absolvidos em processo movido por enfermeiros dispensados

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 26 jul (Lusa) - O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo recusou o pedido de indemnização de mais de 122 mil euros pedido por quatro enfermeiros dispensados pelos estaleiros navais daquele concelho e que se diziam vítimas de "despedimento ilícito".

Segundo a sentença deste processo, à qual a agência Lusa teve hoje acesso, o tribunal concluiu que "não existem elementos suficientemente fortes" para afirmar que estes profissionais mantinham "uma relação jurídica decorrente de contrato de trabalho", como alegavam.

O caso remonta a 2012 e chegou a julgamento no início deste ano, com os enfermeiros a afirmarem que o vínculo com os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) era de contrato de trabalho, em regime de "falsos recibos verdes", e não de prestação de serviços, como entende a administração.

Os quatro enfermeiros pediam uma indemnização global de 122.683,28 euros, face ao "despedimento ilícito" de que se queixavam, mas também por danos não patrimoniais e vencimentos que deixaram de receber, entre outras retribuições.

O advogado destes enfermeiros defendeu em tribunal que, apesar do vínculo à função pública (são também funcionários no hospital de Viana do Castelo), estes usufruíram, durante vários anos, de dias de férias, subsídios de férias e de Natal e até do pagamento de horas extraordinárias e subsídios de refeição nos estaleiros, "algo que não acontece a quem faz prestação de serviços".

Além disso, os quatro enfermeiros, com mais de 20 anos de serviço na empresa, cumpriam um horário de trabalho e tinham uma "dependência hierárquica", pelo que "devem ser considerados como trabalhadores" dos ENVC e, por isso, "não poderiam ter sido dispensados" da forma como o foram, argumentava.

Já o tribunal, na decisão agora conhecida, recorda que estes enfermeiros tinham que assegurar o funcionamento do posto médico dos estaleiros durante o período estabelecido pela empresa, mas esse serviço podia ser prestado por outros elementos.

"A eles competia fazer-se substituir por outro ou outros enfermeiros externos que eles próprios contratavam e pagavam, comunicando essa situação à R. [ré, ENVC], a qual exigia apenas que se tratasse de enfermeiros com experiência no serviço de urgência do hospital", lê-se na sentença.

Ainda segundo o Tribunal de Trabalho, a administração dos estaleiros "não exercia qualquer controlo" sobre a assiduidade dos enfermeiros, além dos acessos à zona portuária internacional sob gestão da empresa, e não existia "uma relação de subordinação jurídica".

"Ora, não se nos afigura concebível a existência de uma relação de trabalho em que a entidade empregadora se abstém de controlar a assiduidade dos seus funcionários, permitindo-lhes para além disso que se façam substituir por outros elementos com quem a empresa não tem qualquer relação contratual, sendo que estes substitutos eram, ainda por cima, contratados e pagos pelos seus 'trabalhadores'", acrescenta a decisão.

A administração dos ENVC decidiu, em março de 2012, avançar com a aquisição de serviços de Medicina, Enfermagem, Segurança e Prevenção a uma empresa externa, dispensando das funções os quatro enfermeiros e dois médicos, afetos há mais de uma década a este serviço interno.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.