Tribunal do Porto decide hoje caso de falsas promessas de emprego no estrangeiro

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 23 mai (Lusa) -- O Tribunal de S. João Novo, no Porto, decide hoje um processo em que é arguida a designada "falsa herdeira das canetas BIC", acusada de burla devido a promessas de trabalho no estrangeiro, sobretudo em Angola.

A mulher, já condenada em julho de 2012 a seis anos de prisão por ter burlado um empresário em 600 mil euros na falsa qualidade de herdeira do império BIC, é agora julgada por ter enganado os 80 queixosos identificados pelas autoridades.

Durante o julgamento iniciado em novembro de 2012 foram ouvidas centenas de testemunhas sobre o processo dos alegados falsos anúncios de procura de candidatos a empregos no estrangeiro, essencialmente na área da construção civil.

Atraídos pela promessa de trabalho com ordenados chorudos (cerca de cinco mil euros), os candidatos terão desembolsado antecipadamente quantias entre 500 e 600 euros para supostas inscrições, exames médicos e seguros, mas nunca arranjaram qualquer emprego.

Para além de Maria Moredo, que se fez passar por herdeira do império das canetas BIC, também Maria Pereira, uma solicitadora que se dizia sua secretária pessoal, é arguida neste julgamento.

De acordo com a acusação, ambas se faziam passar por engenheiras, pelo que também estão a ser julgadas por "usurpação de funções".

Apesar de apenas terem sido identificados 80 queixosos, estima-se que o número pode atingir três mil.

Em julho, as Varas Criminais do Porto condenaram a seis anos de prisão uma mulher que burlou um empresário em 600 mil euros, fazendo-se passar por herdeira do fabricante de esferográficas BIC.

Uma coarguida, acusada de colaborar mais diretamente na burla, foi condenada a cinco anos e meio de prisão.

Ambas foram condenadas por burla qualificada, em coautoria.

A mulher, de 55 anos e natural de Mogadouro, fez-se passar por herdeira do fabricante das esferográficas BIC, e por proprietária de vários imóveis, assumindo a condição de empresária e de engenheira.

A leitura do acórdão está marcada para as 13:45 de hoje, na 4.ª vara criminal do Tribunal de São João Novo.

ACG/(JGJ)

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.