Maria Luís Albuquerque anuncia 'supercrédito' que pode trazer investimento de 500 milhões de euros

Maria Luís Albuquerque anuncia 'supercrédito' que pode trazer investimento de 500 milhões de euros
| Política
Porto Canal

A ministra das Finanças estimou hoje em cerca de 500 milhões de euros o potencial de investimento associado ao crédito fiscal extraordinário, conhecido por "supercrédito", e diz que este dará um impulso decisivo à recuperação da economia.

"A lei que aprova o crédito fiscal extraordinário ao investimento entrou recentemente em vigor. A cooperação com a AICEP tem permitido a comunicação deste benefício junto de diversas empresas, quer em Portugal, quer no estrangeiro. As estimativas apontam para um potencial de investimento que poderá atingir os 500 milhões de euros e estender-se a vários setores da economia", afirmou Maria Luís Albuquerque.

A governante, que falava durante a apresentação do anteprojeto da reforma do IRC no Ministério das Finanças em Lisboa, considera que este crédito fiscal - que tem duração limitada a este ano - será um catalisador para uma nova fase, "impulsionando decisivamente a recuperação da atividade económica".

A ministra considera ainda que esta reforma, da qual existe ainda um anteprojeto, irá servir para preparar "as bases do crescimento económico" e diz que a prioridade central do Governo é agora a "recuperação da atividade económica e o relançamento do investimento", tal como o seu antecessor Vítor Gaspar já tinha começado a dizer por altura, precisamente, da apresentação da proposta do chamado "supercrédito".

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.